Fugas - Motores

  • Oxana Ianin
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Quase 40 anos depois, os série 2 estão de volta

Com 184cv e um binário máximo de 380 Nm às 1750 rpm, mas com boa resposta mesmo a baixas rotações, apimentado por diverso equipamento opcional da M (o departamento desportivo da BMW), o 220d Coupé que conduzimos não é um superdesportivo (para isso há o M235i com 320cv), mas comporta-se muito bem numa condução mais dinâmica. A outra face deste coupé de linhas desportivas evidencia-se em viagens longas, nos modos Comfort e Eco Pro, pela suavidade de condução e pela economia de consumos: em cerca de 600km, a maior parte dos quais com a lotação completa e em percurso variado, sem grandes preocupações de economia de consumo (o modo Eco Pro, que permite uma poupança real, não foi praticamente utilizado), obtivemos uma média de 6,5 l/100km, o que significa que não será difícil fazer médias a rondar os seis litros.

A tudo isto some-se um design desportivo elegante tanto no exterior como no habitáculo, materiais e acabamentos de superior qualidade como é apanágio da marca alemã, instrumentação muito completa e de fácil manuseio e uma boa posição de condução para quem for alto (quem for mais baixo pode ter problemas de visibilidade).

Em termos de segurança, o série 2 ainda não foi submetido aos testes do Euro NCAP mas, pelo seu equipamento de série, aspira à pontuação máxima. Tal como todos os veículos da marca alemã, o série 2 beneficia da garantia BMW Service Inclusive por cinco anos ou 100.000km.

BARÓMETRO
+
Desempenhos do motor e caixa de velocidades, guiabilidade, mala e espaços para guardar objectos
- Preço inflacionado por equipamento opcional que deveria ser de série; apenas para quatro ocupantes


DETALHES

O que faz a diferença
São pormenores, mas marcam a diferença de um veículo premium para os outros. Quando se engata a marcha-atrás, para além de aparecer no ecrã central um ícone com as imagens do carro e barras de proximidade aos obstáculos e dos sinais sonoros, os retrovisores exteriores baixam automaticamente, permitindo uma melhor visão dos obstáculos mais rasteiros na traseira do carro. Quando se abre a viatura com o comando à distância, os puxadores das portas iluminam-se para facilitar o acesso ao carro. Numa combinação de estética e funcionalidade, os faróis de xénon (opção) emoldurados pelos LED das luzes de dia, além de proporcionarem boa visibilidade, são uma contribuição positiva para o design deste coupé.

Confortável para TODOS
Sendo um coupé, dentro do espírito dessa carroçaria, a lotação é de apenas quatro lugares, o que, somando-se ao facto de as portas, apesar de grandes, serem só duas dificultando o acesso aos bancos de trás, limita um pouco a funcionalidade do carro. No entanto, os dois lugares traseiros são reais (embora o espaço para as pernas seja melhorável) e proporcionam quase tanto conforto como os da frente, ao contrário da configuração típica de um coupé, em que os bancos traseiros, residuais, não servem para transportar ninguém.

Mais que o visual
Este BMW tem um visual com linhas características de um coupé desportivo, mas não apresenta as desvantagens que se associam a um veículo com essa configuração. Para além dos já referidos quatro lugares reais, dispõe de uma ampla bagageira com 390 litros e boa capacidade de arrumação, com pequenos espaços laterais e uma rede para segurar os objectos. Como os pneus são runflat (à prova de furo), não existe roda sobresselente, pelo que sob o fundo da mala está colocada a bateria. Também no interior do habitáculo existem diversos espaços para arrumar pequenos objectos, tanto à frente como atrás.

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