Assim, segundo a Volvo, a V60 Plug-in é “três automóveis num só”: uma carrinha desportiva de luxo, com performance, potência e binário superiores face à versão diesel; consumos inferiores em modo híbrido; um veículo com autonomia razoável em modo eléctrico. Na Volvo V60 Plug-in o motor diesel está acoplado ao eixo dianteiro e o eléctrico ao eixo traseiro. O modo híbrido é o pré-definido no arranque. Em modo Pure, até 120 km/h, só trabalha o motor eléctrico. A mais de 120 km/h ou se for necessária mais potência (por exemplo, em ultrapassagens) entra em acção o propulsor diesel. O modo Power visa uma condução mais desportiva, com funcionamento simultâneo dos dois motores. Há ainda um modo Save, que permite recarregar ou poupar a bateria, para posterior utilização do carro em modo Pure (por exemplo, em condução urbana). A complementar, uma eficiente caixa automática de seis relações e um afinado sistema Start/Stop, além de um sistema de recuperação de energia que também permite poupar a carga da bateria (nas travagens, aparecem bolhas no painel de instrumentos a simbolizar essa poupança).
Quanto ao resto, a V60 Plug-in apresenta-se com um visual desportivo e elegante, em que os materiais e acabamentos são de nível premium. Menção ainda para o Visor Crystal Active TFT da versão híbrida da V60, um grupo de instrumentos digitais com quatro temas de visualização – Eco, Elegance, Performance e Hybrid – que disponibiliza informação sobre velocidade, aceleração, selecção de mudanças, travagem, economia de combustível, potência disponível, nível de carga das baterias, etc.
FICHA TÉCNICA*
Motor de combustão: 5 cil., 20v, 2401cc, gasóleo
Potência: 215cv às 4000 rpm
Binário máximo: 440 Nm às 1500-3000 rpm
Motor eléctrico: Síncrono de magneto permanente
Potência: 70cv
Binário máximo: 200 Nm
Bateria: Iões de lítio, 400V
Capac. da bateria: 11,2 kWh
Autonomia: 50km em modo eléctrico (900km, total)
Tempo de carga: 3h a 8h numa tomada doméstica de 220V (de 16A a 6A)
Sistema de propulsão integrado
Tracção: Integral
Transmissão: caixa automática de 6 relações
Potência total combinada: 280cv
Binário máximo combinado: 640 Nm
Veloc. máxima: 230 km/h (120 km/h em modo 100% eléctrico)
Aceleração 0/100 km/h: 6,1s
Consumo médio*: 1,8 l/100 km
Emissões de CO2**: 48 g/km
* em modo híbrido
** as emissões de CO2 variam consoante a fonte de produção da electricidade