A Volvo V60 Plug-in Hybrid é uma variante da carrinha V60, modelo do segmento D premium da marca sueca. A principal diferença é que ao motor 2.0 diesel com 215cv se soma um propulsor eléctrico com 70cv que não só aumenta a potência disponível para 285cv como possibilita a deslocação do veículo durante 50km em modo 100% eléctrico. Com nível de equipamento equivalente ao Summum (superior) da versão normal, a V60 Plug-in Hybrid estará disponível no próximo Verão por 62.700€.
São conhecidas as limitações dos veículos 100% eléctricos. Para além do seu preço elevado devido ao custo das baterias, têm uma autonomia limitada a menos de 200km (depois há que esperar meia dúzia de horas até que as baterias sejam recarregadas – a não ser que se tenha a sorte de se estar a passar por um dos poucos postos de abastecimento rápido que permite um semicarregamento em 30 minutos). Mesmo numa utilização em cidade, para a qual estão vocacionados, no condutor de um carro eléctrico existe sempre a “range anxiety”, o termo inglês que designa o receio de as baterias se descarregarem e o veículo parar antes de chegar ao seu destino. Por isso, um veículo eléctrico será sempre um segundo carro.
Soluções que procuram conciliar as vantagens dos dois modos de propulsão são os veículos com extensor de autonomia (como o Opel Ampera) ou os híbridos plug-in, que, com funcionamentos distintos, oferecem vantagens idênticas em termos de custos de utilização: uma autonomia em modo 100% eléctrico que satisfaz as necessidades de condução no dia-a-dia e recurso a motor de combustão quando é necessário fazer viagens longas, isto é, dispensando a existência de um segundo carro. Porém, até agora, o custo das tecnologias usadas onerava de tal forma o preço deste tipo de veículos face a modelos idênticos apenas com motor de combustão interna, que só depois de percorridos mais de 100.000km é que a diferença era compensada.
Porém, o cenário está a mudar. O primeiro fabricante a desfazer esse nó górdio foi a Mitsubishi com o híbrido plug-in gasolina/eléctrico Outlander PHEV. Graças à menor carga fiscal, foi possível oferecer um veículo com tracção integral e caixa automática por um preço 10.000€ inferior ao seu equivalente só com motor diesel de combustão interna. Claro que isso só foi viável por se tratar de um modelo de segmento superior.
A mesma política, usar um veículo de segmento superior para esbater o custo adicional da tecnologia, foi seguida pela Volvo com a carrinha V60 plug-in híbrida eléctrica/diesel. Face ao Outlander PHEV, o objectivo não foi tão conseguido: a V60 equivalente só com motor de combustão interna custa menos cerca de 4000€. Ainda assim, com 50km de autonomia em modo 100% eléctrico (cerca de 2€ de energia para percorrer 100km) a que se soma uma redução de consumos em modo híbrido: 1,8 l/100km de média anunciada face aos 6,4 l/100km da V60 2.4 diesel, não é difícil recuperar o adicional no preço de aquisição com a redução substancial nos custos de utilização. A recarga da bateria pode ser feita numa tomada doméstica de 220v (entre 3h e 8h dependendo da amperagem) ou através do motor de combustão.