Fugas - Motores

  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos
  • Fernando Veludo/NFactos

Continuação: página 2 de 2

Reviver o passado com o conforto do presente

A ausência de protecção joga a seu favor e faz com que vivamos o ambiente e a sonoridade do bicilíndrico. A sua resposta é decidida e progressiva e não precisamos de ultrapassar o segundo terço das rotações disponíveis para usufruir da sua virilidade.

O painel de instrumentos tem boa leitura e os espelhos cumprem a função sem demasiadas vibrações. Esta versão da Bonneville T100, bicolor, tem a particularidade de ter as riscas pintadas manualmente, sendo apenas mais um detalhe que a enriquece.

DESTAQUES

Minimalista
O banco é simples e plano, com apenas uma tira ao centro para o passageiro agarrar, se não gostar de o fazer no aro traseiro. Não tem nenhum espaço por baixo para levar pequenos objectos, pela simples razão de que nunca foi assim. No entanto, para quem precisar, há no catálogo da marca um banco com dois níveis e malas em couro.

Clássica
A suspensão dianteira está entregue a uma forquilha telescópica, tem apenas um disco de travão e as jantes são de raios com 19” de diâmetro. O comportamento é previsível, a travagem suficiente e o diâmetro da roda induz uma inércia a que já não estávamos habituados.

Actual
O bicilíndrico com 865cc está de acordo com a estética, sendo definitivamente clássico em muitos detalhes. Para não destruir esta sensação, o sistema de injecção tem formas exteriores semelhantes a carburadores. O nível de vibrações e o seu funcionamento, sendo actuais, não se sobrepõem ao seu espírito.

Ficha Técnica

Motor
Tipo: 4T, dois cilindros paralelos, refrigeração ar/óleo
Distribuição: DOHC, 4 válvulas p/cilindro
Cilindrada: 865cc
Diâmetro x curso: 90mm x 68mm
Potência: 68cv às 7500rpm
Binário: 68 Nm às 5800rpm
Alimentação: Injecção electrónica
Arranque: Eléctrico
Embraiagem: Em banho de óleo
Caixa: Manual, 5 velocidades

Ciclística
Quadro: Duplo berço em tubo de aço
Suspensão dianteira: Forquilha telescópica Kayaba com 41mm de diâmetro e 120mm de curso
Suspensão traseira: Dois amortecedores, ajustáveis em pré-carga com 120mm de curso
Travão dianteiro: Disco de 310mm com pinça de pistão duplo
Travão traseiro: Disco de 255mm com pinça pistão duplo
Roda dianteira: 10/90-19’’
Roda traseira: 130/80-17’’

Peso e dimensões
Distância entre eixos: 1500mm
Altura do assento: 775mm
Capacidade do depósito: 16 litros
Peso em ordem de marcha: 230kg
Preço:   10.410 €

--%>