Fugas - Motores

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Teste: Lexus IS 300h

Ao premir o botão de arranque, o IS 300h comporta-se como um veículo 100% eléctrico: só pela indicação READY no visor atrás do volante é que sabemos que o carro está pronto a rodar. O arranque é sempre em modo eléctrico, mas mesmo quando o motor de combustão entra em funcionamento, mais que os 223cv de potência, que suporiam uma reacção mais enérgica ao pisar do acelerador, sobressai a ausência de ruído e a extrema suavidade de condução — mesmo no modo Sport, este híbrido conserva sempre o espírito de berlina luxuosa, confortável e estável, que desliza suavemente pelo asfalto e em que a dinâmica de condução não é a nota dominante.

O comportamento da caixa automática de variação contínua também reforça a característica de conforto. Em termos de consumo, o valor obtido numa condução suave (como o carro quase exige), 6,5 l/100km, estão longe do anunciado, mesmo assim um valor aceitável para um veículo com 223cv e 1720kg de peso. Uma ressalva: grande parte da condução foi em auto-estrada. É em cidade, onde a velocidades mais baixas entra frequentemente em funcionamento o modo 100% eléctrico, que o sistema híbrido se torna vantajoso.

Ficha Técnica*

Motor de combustão
Motor: 4 cil., 16v, 2494cc, gasolina
Potência : 181cv às 6000 rpm
Binário máximo:  221 Nm às 4200-5400 rpm

Motor eléctrico
Motor: Síncrono de magneto permanente
Potência: 143cv
Binário máximo: 300  Nm
Bateria: Hidretos metálicos de níquel, 650V, 192 células
Sistema Hybrid Sinergy Drive
Potência total combinada:
223cv
Veloc. máxima: 200 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 8,3s
Consumo médio: 4,4 l/100 km
Emissões de CO2: 103 g/km
Preço: 38.000€ (versão ensaiada: 46.500€)

*Dados do construtor

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