Fugas - Motores

Peugeot 308 SW, compacta, elegante e com espírito de conquista

Por José Augusto Moreira

Novos motores, visual atractivo, muito espaço interior e preços competitivos. Há um novo concorrente de respeito na disputa pelas carrinhas do segmento médio.

A denominação é a mesma mas termina por aí qualquer comparação. A nova carrinha do modelo 308 da Peugeot chega a Portugal em Junho e traz com ela não só uma nova concepção e visual, como muda também de forma quase radical o posicionamento da marca do leão que quer agora um lugar ao sol no disputadíssimo segmento médio das carrinhas.

E a ambição do distribuidor nacional vai no mesmo sentido. O objectivo passa pela conquista da liderança do supercompetitivo segmento C, propondo para tal um conjunto que oferece um estilo compacto e no qual se conjugam a sobriedade e a elegância, espaços generosos, novas tecnologias e novos motores.

É precisamente nos motores que vamos encontrar uma das novidades mais diferenciadoras, com dois novos blocos de três cilindros a gasolina da gama PureTech: os 1.2 e-THP, com 110 e 130cv, ambos sobrealimentados por turbo. Além das interessantes prestações e comportamento, permitem também substanciais reduções nos consumos (até 21%), na comparação com os anteriores 1.6, como preços competitivos para o segmento. Com nível de equipamento de entrada e servida pelo 1.2 PureTech 110cv, a nova carrinha vai surgir no mercado nacional com o preço de 23.400€ — embora esta versão, já em comercialização, ainda não esteja disponível para entregas.

Para lá das linhas elegantes e depuradas, a ruptura com a anterior geração resulta também da adopção de uma nova plataforma (EMP2), que permitiu não só reduzir substancialmente o peso (menos 140 kg), com todas as vantagens daí decorrentes, como um considerável melhor aproveitamento do espaço interior, colocando o novo carro em patamares de referência. Além de mais espaços para os passageiros do banco traseiro, a bagageira cresce para os 610 litros (iguala a Skoda Octavia), espaço que pode crescer com o rebatimento dos bancos traseiros — com o simples pulsar de comandos nas partes laterais da mala obtem-se automaticamente uma larga superfície plana.

O novo modelo merece referência também pelo evidente cuidado e elegância no tratamento e acabamentos. Ao aspecto exterior compacto e a transmitir sensação robustez e qualidade, corresponde um interior com idênticos cuidados estéticos e matérias onde é igualmente evidente o esforço de qualidade.

Os faróis full LED, que equipam as versões com o nível superior de equipamento, são apresentados como novidade mundial, enquanto os farolins traseiros também em LED são de série para todas as versões.

No interior, domina o sóbrio conceito i-cockpit associado às novidades tecnológicas. Além de racionalizar a habitual profusão de comandos e botões, o volante compacto, o painel de instrumentos e consola em posição elevada e o toutch screen de 9,7 polegadas compõem o ambiente sóbrio, funcional e elegante.

Para um início de carreira do modelo 308 já com vários prémios, a chegada da carrinha posiciona-se como mais um importante contributo no caminho de recuperação do histórico construtor de Sochaux. Depois de ter invertido a tendência de quebra dos últimos anos, o ambiente parece ser agora de franca recuperação tendo os responsáveis da Peugeot anunciado um crescimento de vendas de 18% no primeiro trimestre deste ano. Não deixa de ser importante referir que, não obstante o crescimento, a comparação é feita com um patamar muito baixo como o registado no período homólogo.

--%>