BARÓMETRO
+ Construção, custo de utilização, funcionalidade, segurança e equipamento
- Espaço para passageiros traseiros, arrumação
Visão Panorâmica
Pode acrescentar quase nada a quem segue aos comandos. Mas, para quem ocupa o banco traseiro, este é um daqueles mimos que se torna quase indispensável depois de habituado: a visão desafogada, com direito a jogos de nuvens durante o dia e de adivinhação de estrelas noite fora. E, no caso da versão de equipamento Allure testada, chega de série e com cortina eléctrica, não obrigando a nenhum encargo extra. O que não é assim tão comum num veículo abaixo dos 30 mil euros.
Dois é bom, três...
Sim. Cabem mesmo cinco passageiros neste 308. Mas, no banco traseiro, se dois é bom, três será uma multidão. Pelo conforto, que apenas dois passageiros podem testemunhar, usufruindo até de um separador que tanto serve para poisar o braço como para arrumar dois copos. Mas, acima de tudo, pela visibilidade. Ou falta dela. Com o vidro traseiro demasiado recortado, a visão do condutor para trás não é a melhor. E, com uma cabeça no banco do meio, torna-se praticamente inexistente.
Volante cortado
É uma das primeiras coisas que se nota assim que entramos no carro e nos sentamos no lugar do condutor: o volante, que parece que se agarra às mãos. Pequeno e cortado em baixo, a lembrar um desportivo, assenta que nem uma luva na condução proposta por este 308 e-HDI de 115cv: tão depressa suave como a seguir expedita. Mas a direcção tem mais que se lhe diga. A sensação de responder de forma imediata está sempre presente, o que faz deste um carro apaixonado pelas curvas.
Sobrancelha arqueada
É isso que faz lembrar a linha desenhada pelos vários pontinhos em LED que formam as luzes diurnas. Mas a transformação luminosa do 308 vai ainda mais além na versão de equipamento Allure. Os faróis são inteiramente em LED de série, o que não só marca o olhar do carro e uma nova assinatura luminosa da marca, como também aumenta o campo de visão durante a noite. Também as luzes na traseira e os sinalizadores de ângulo morto foram contemplados com tecnologia LED.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1560cc
Potência: 115cv às 3600rpm
Binário: 270 Nm às 1750rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável e intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de seis velocidades
Suspensão: à frente, tipo Mcpherson; atrás, travessas deformáveis
Direcção: Pinhão e cremalheira, eléctrica assistida
Travões: Discos à frente e atrás
Dimensões
Comprimento: 4253mm
Largura: 1804mm
Altura: 1472mm
Distância entre eixos: 2620mm
Peso: 1395kg
Pneus: 225/45 R17
Capac. depósito: 60 litros
Capac. mala: 470 litros
Prestações
Veloc. máxima: 195 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,4s
Consumo misto: 3,8 litros/100 km
Emissões CO2: 100 g/km (Euro 5)
Preço: 28.025,70€ (versão ensaiada: 31.205,70€)
*Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim, com repartidor electrónico de travagem
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Assistência à travagem de emergência: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Auxílio ao arranque em subida: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim
Vigilância do ângulo morto: Opção (300€)
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)
Vidros escurecidos: Sim, atrás
Vidros térmicos: Não
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Espelhos rebatíveis electricamente: Sim
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Conexão Bluetooth e porta USB: Sim
Ar condicionado: Sim, automático bizona
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Estofos e bancos em pele: Parcial, opção (600€)
Cruise Control: Opção (500€)
Travão de estacionamento eléctrico: Sim
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 17’’
Alarme: Não
Navegação por GPS: Sim
Sensor de luz: Sim, com função follow-me-home
Sensor de chuva: Sim
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros: Sim
Câmara de visão traseira: Opção (950€)
Faróis de nevoeiro: Sim
Luzes de dia: Sim
Faróis Full LED: Sim
Assistente de luzes de máximos: Não
Tecto Panorâmico: Sim