Fugas - Motores

  • José Maria Ferreira
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Uma boa opção para famílias numerosas

Outra nota de honestidade da parte da MCK Motors, importador e representante da marca em Portugal, é o facto de o Carens, tal como todos os outros veículos da Kia, trazer uma roda sobresselente com a mesma medida das outras.  “Fazemos questão de todos os nossos carros trazerem roda sobresselente e não um kit de reparação que não serve para quase nada e penaliza o conforto e segurança dos utentes”, explica um responsável do importador.

No que se refere à segurança, o Kia Carens, em testes de 2013 do Euro NCAP, obteve o máximo de 5 estrelas, com 94% na protecção dos ocupantes, 76% nas crianças, 64% nos peões e 81% nos dispositivos auxiliares de segurança.

Kia Sportage

Em simultâneo com a 3.ª geração do Kia Carens que tivemos depois oportunidade de conduzir, a MCK Motors apresentou ainda a versão 2014 do Kia Sportage, que foi alvo de uma ligeira renovação, que incidiu na grelha, ópticas e pára-choques redesenhados, bem como numa nova antena em barbatana de tubarão. Por dentro, há melhorias nos materiais e acabamentos.

Mantêm-se os motores 1.6 GDI de 135cv a gasolina (desde 21.822€), 1.7 CRDi de 115cv (a partir de 26.842€) e 2.0 CRDi de 184cv (35.292€), ambos a gasóleo. Com o 2.0 CRDi, o Sportage pode ter tracção integral (44.892€). Todos estes preços incluem um desconto promocional de 3500€.

BARÓMETRO
+ Relação qualidade/preço, equipamento de série, funcionalidade
- Falta de sensores de estacionamento à frente, falta de vivacidade no arranque e nas recuperações

DETALHES

Um pouco molengão
O Kia Carens traz como única proposta a versão mais potente (136cv) do já conhecido bloco 1.7 CRDi do construtor coreano. Este propulsor, acoplado a uma bem escalonada caixa manual de seis velocidades, de fácil manuseamento, revela-se adequado para deslocar os 1500kg deste monovolume. Denota alguma falta de vivacidade nos arranques e recuperações, mas revela potência suficiente para não requerer muito trabalho de caixa face a subidas mais acentuadas e não é especialmente voraz: conseguimos uma média de 7 l/100km em percurso misto num veículo com zero quilómetros, pelo que, com mais rodagem, não espantará que as médias reais baixem para valores a rondar os 6 l/100km.

Bem equipado de série
Com um único nível de equipamento e tendo como opções apenas a pintura metalizada, o sistema de navegação e o tecto panorâmico, o Carens vem bem equipado de série, com praticamente tudo do que se necessita em termos de conforto e vida a bordo. Sem esquecer a segurança, capítulo no qual obteve as 5 estrelas do Euro NCAP. O seu preço é real, ao contrário dos de muitos veículos de marcas premium, que, a pretexto de uma atenção aos gostos individuais dos seus clientes, os obrigam a pagar como opção equipamentos úteis como esta câmara de visão traseira, que no Carens está incluída no preço-base.

Espaço aproveitado
Mais estreito, mais baixo e mais curto que o da anterior geração, o novo Carens beneficia do aumento da distância entre eixos e de um bom aproveitamento do espaço interior. Tendo apenas 4,5m de comprimento, até parece que cresce por dentro. É claro que não há milagres: com sete ocupantes, o espaço da mala reduz-se a uns ínfimos 103 litros. Mas cinco pessoas sentam-se confortavelmente no interior e a mala apresenta uma razoável capacidade: 492 litros com um fundo plano, uma boa configuração e úteis ganchos para fixar pequenos volumes. Além disso, o facto de os bancos da 2.ª fila deslizarem longitudinalmente e serem rebatíveis individualmente proporciona ainda muitas soluções de arrumação interior.

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