O bónus chega com as médias de consumo anunciadas e verificadas: a Volkswagen assegura que o carro gasta uma média de 4,8 l/100km de circuito misto e, somadas todas as voltas, não ficámos sequer um litro acima do valor anunciado. No que diz respeito a emissões, a casa de Wolfsburg garante que estas se ficam pelos 108 g/km, cumprindo já a norma Euro 6 que incide nas emissões de partículas — mais interessante, porém, será o tricilíndrico de 95cv que chegará em Outubro e que, segundo a marca, gastará uma média de 4,1 l/100km e marcará 94 g/km de CO2.
O Volkswagen Polo obteve, em testes realizados em 2009, as cinco estrelas Euro NCAP, o organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa, com 90% na segurança dos ocupantes adultos, 86% na dos ocupantes crianças, 41% na dos transeuntes e 71% na dos dispositivos auxiliares.
Para ser trabalhada
O tricilíndrico 1.0 MPi a gasolina de 75cv chega acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades que se revela fácil de manusear. E ainda bem. É que, se a ideia é retirar do carro o que ele tem para dar, então as mudanças de relações serão constantes. Mais em cidade e em estrada, traçados que a isso obrigam, mas sobretudo se o carro seguir com lotação completa. O peso extra é rapidamente notado nas prestações. Já em auto-estrada, segue embalado e as cinco velocidades revelam-se mais que suficientes.
Poupado mas ruidoso
“É a diesel, não é?” Foi esta provavelmente a pergunta mais ouvida durante os dias em que conduzimos o tricilíndrico. E a questão não deixa de ser pertinente quando observado o ruído do bloco que se esconde sob o capot. Já a nível de desempenhos, o propulsor, não sendo nenhum ás, não desanima. E os consumos conseguem superar qualquer frustração: a Volkswagen diz que o consumo médio em circuito misto situa-se nos 4,8 litros a cada cem quilómetros e, sem quaisquer preocupações e quase sempre de carro carregado, conseguimos andar pelos 5,5 l/100km.
Ágil e funcional
É uma das coisas que mais se destaca no seu interior assim que nos sentamos aos comandos: um novo volante, no caso em couro, que se revela muito fácil de manobrar. Bem espalhados estão comandos para algumas funcionalidades que, não sobrecarregando o volante, se mostram bastante úteis para não se ter de tirar os olhos da estrada. Um detalhe: a iluminação dianteira segue a trajectória da curva quando esta é acentuada.
Onde pôr o malão?
Para duas malas pequenas é o suficiente. Assim como para as compras do supermercado ou para as mochilas da escola dos miúdos. Mas se houver necessidade de enfiar um malão de viagem? Aí a arrumação torna-se complicada e o alçapão a dividir o porta-bagagem, bastante prático para manter o espaço arrumadinho, torna-se uma desvantagem. Por isso, caso haja necessidade de transportar malões, o melhor é rebater os bancos traseiros, o que aumenta o espaço para quase mil litros. No interior, destaque para as úteis gavetas sob os bancos dianteiros.
Equipamento
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim