Fugas - Motores

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Eficiência e economia no regresso do “rei da selva urbana”

Um conforto que vai para lá do do corpo. Há que apontar, com justiça, o conforto auditivo, graças ao silêncio com que o bloco nos brinda, assim como a forma cómoda como a direcção se faz sentir, sobretudo em estrada aberta. Já em cidade, a condução não é tão simpática, embora se tenha mostrado à altura das várias situações do trânsito urbano.

Equilibrado

Quando se escolhe o 1.5 dci para equipar o Qasqhai pode-se ter a certeza de que não se está a escolher o bloco mais robusto nem o mais despachado. Mas, tendo em conta as suas exigências face aos seus desempenhos, poder-se-á estar perante a motorização mais equilibrada. É que os seus 110cv podem não chegar para fazer nenhum brilharete — acelera dos 0 aos 100km/h em 11,9 segundos, por exemplo — mas mostra alguma diligência nas recuperações. E quando chega a altura de observar os consumos é com satisfação que frequentemente se observa a fasquia a ficar-se pela casa dos quatro litros (a marca aponta os 3,8 l/100km para a média em circuito misto).

Arrumadinho

Com diversos e distintos compartimentos — quer nas portas, quer espalhados um pouco por todo habitáculo, onde arrumar toda a tralha —, a nova geração do Qasqhai mostra-se muito arrumada, sendo difícil não encontrar poiso para o que quer que seja. A começar logo pela chave, com um sítio que parece ter sido concebido para si. Mas a arrumação é ainda mais notória se se tirar partido da divisória central dos bancos dianteiros, na qual, além de se poder deixar o telemóvel ou outro aparelho em carga devidamente ocultado, se consegue enfiar um bloco de notas, uma garrafa de água ou mesmo um livro.

Espaçoso

É verdade que a mala cresceu nesta geração para os 439 litros. Também é de referir o esforço da Nissan no sentido de tornar o seu acesso mais fácil com o aumento da abertura do portão traseiro ou de dar mais uso ao espaço no porta-bagagem com a criação, por exemplo, de um piso duplo (que pode servir também para guardar a chapeleira, mas sob o qual se pode encontrar o famigerado kit de reparação de pneus; sobressalente apenas como opcional). Mas não é por uma razão nem pela outra que é fácil de comprovar que o Qasqhai está mais espaçoso. Para tal, basta entrar no habitáculo e verificar o à-vontade com que se “arrumam” pernas, cabeças, troncos.

Assistido e Seguro

Tem sido uma das cartas fortes jogadas pela Nissan: a introdução de apoios à condução que não só facilitam a vida a quem segue aos comandos, como se revelam uma preciosa ajuda na segurança passiva ou activa. Por isso, não terá sido à toa que o Euro NCAP, o organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa, atribuiu cinco estrelas à nova geração do Qasqhai: com 88% na segurança dos ocupantes adultos, 83% na dos ocupantes crianças, 69% na dos transeuntes e 79% da dos dispositivos auxiliares.

 

FICHA TÉCNICA*

Mecânica

Cilindrada: 1461cc

Potência: 110cv às 4000 rpm

Binário: 260Nm às 1750-2500 rpm

Cilindros: 4 em linha

Válvulas: 2 por cilindro

Combustível: Gasóleo

Alimentação: Injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler

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