Fugas - Motores

  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio

Continuação: página 2 de 3

Um descapotável premium movido a 150 camelos

Positivo é o facto de, sob o fundo da mala com 275 a 320 litros de capacidade, existir uma roda sobresselente de emergência. Aliás, no espaço circundante da roda é possível guardar alguns pequenos objectos, o que sempre dá jeito quando a mala, como é o caso, não é muito grande.

BARÓMETRO
+ Design, qualidade dos materiais e acabamentos, resposta do motor e da caixa, consumos, quatro lugares reais
- Cruise control e sensores de estacionamento traseiro como opcionais

150 camelos
Sendo o A3 Cabriolet um descapotável com capota de lona, com mais de 1500kg e um motor diesel de 150cv, é surpreendente a média de 5,3 l/100km que obtivemos em cerca de 500km de condução por percursos variados. É verdade que, praticamente durante todo o tempo, usámos o modo de condução economizador Efficiency, mas também pisámos no acelerador sem grandes preocupações. É caso para dizer que, em vez de uma tropa de 150 sequiosos cavalos, o motor continha uma cáfila de 150 sóbrios camelos.

Podia ser mais simples
Os comandos na consola central que regulam o sistema de navegação e infoentretenimento Audi Multi Media Interface (MMI Navegação) não são dos mais fáceis de manusear. Para além da roda selectora central, que tem menos funções que sistemas semelhantes de outras marcas, existem vários botões colocados em seu redor para aceder e accionar muitas das funções do sistema MMI. Isso, se não for feito pelo pendura, obriga o condutor a tirar os olhos da estrada com todos os perigos e inconvenientes daí decorrentes.

Quatro lugares reais
O habitáculo de muitos descapotáveis apresenta uma configuração 2+2, isto é, dois lugares reais e confortáveis à frente e dois bancos traseiros onde só cabem anões sem pernas — isto é, só servem como espaço extra para transportar bagagem. Não é o caso deste A3 Cabriolet: o espaço atrás é algo reduzido e requer certa ginástica para que se possam sentar quatro pessoas dentro do carro. Porém, com jeitinho (mas sem muito conforto) cabem todos. Se o condutor for grande, atrás deve ir quem for mais pequeno e para que alguém caiba atrás do pendura este deve sentar-se o mais à frente possível.

Posição de condução
O volante, bem como o banco do condutor reguláveis em altura e profundidade, são atributos relativamente comuns na maioria dos veículos, mas também é normal que haja sempre quem se sinta mais confortável no posto de condução que outros. Porém, neste descapotável, independentemente do tamanho do condutor e do modo como ele se prefere sentar atrás do volante, é sempre possível encontrar a regulação certa para cada pessoa.

FICHA TÉCNICA*

Motor
Cilindrada: 1968cc
Potência: 150cv 3500-4000 rpm
Binário: 340 Nm 1750-3000 rpm
Cilindros: 4 cilindros em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; atrás, travessa deformável com molas helicoidais e barra estabilizadora
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica variável
Diâmetro viragem paredes: 10,8m
Travões: Discos ventilados à frente e discos sólidos atrás

--%>