Fugas - Motores

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O grande SUV está cada vez mais amigo das famílias

Sobre o que se esconde sob o capot, há um único bloco disponível com o X-Trail: o diesel de 1.6 litros e 130cv, que mostra bem que a marca encara este veículo como um carro para o dia-a-dia e não para aventuras radicais. O motor mostra-se suficiente para o quotidiano, mesmo tendo em conta que tem de arrastar 1615kg, fora ocupantes (com os sete lugares, por exemplo, o bloco poderá ser forçado a puxar mais de duas toneladas). Por isso, não é de esperar que o comportamento do X-Trail seja entusiasmante, não deixando de ser eficaz, até pela sua disponibilidade total de binário, de 320 Nm, logo às 1750rpm. Já nos consumos, é difícil cumprir a marca de 5,8 litros na cidade a cada cem quilómetros. Ainda assim, por um preço abaixo dos 40.000€, com a versão de equipamento superior, pode compensar ignorar esta diferença de valores na altura de abastecer.

Pormenores

Menos quadrado

Se há “pormenor” que se destaca no X-Trail é o seu visual exterior, que assenta na nova plataforma Common Module Family (CMF). Assim, de uma viatura de traços quadrados, o X-Trail renasceu com linhas mais fluidas e, sublinhe-se, mais próximo do Juke ou do Qashqai, com a Nissan a tentar colocar o X-Trail no trilho do sucesso daqueles dois. Não deixa por isso de exibir a sua musculatura, sobretudo quando olhado de perfil, com as linhas paralelas que rasgam toda a carroçaria, desde as grandes ópticas até ao manípulo que abre a porta traseira.

Espaçoso

Com uma mala com capacidade para entre 445 e 550 litros, dependendo da regulação da segunda fila de bancos, o X-Trail oferece soluções fáceis para transportar tudo o que uma família numerosa poderia desejar. E, se se rebater todos os bancos, os 1982 litros disponíveis podem muito bem transformar o carro num burro de carga. E a necessidade de montar os dois lugares extras, que, sublinhe-se, se executa com muita facilidade, não significa ficar totalmente sem mala, sobrando ainda espaço para pequenos sacos de compras ou alguma mochila.

Jogo de luzes

Além das linhas mais fluidas, nesta nova geração do Nissan X-Trail sobressai um certo jogo de luzes. À frente, por exemplo, há novos faróis LED incluídos nos pára-choques — no caso do nível de equipamento superior Tekna, são incluídos faróis Bi LED, o que significa que a mesma lâmpada permite ter vários níveis de intensidade. Ainda sobre as luzes dianteiras, destaque para o regulador automático de máximos, muito útil em condução de estrada. Já na traseira, as grandes ópticas do X-Trail apresentam o familiar formato em boomerang.

Bem equipado

Se há ponto positivo a apontar a este carro é o seu nível de equipamento quando comparado ao preço com que se apresenta ao mercado. No caso do nível Tekna, o mais bem apetrechado, destaque para a inclusão de uma câmara de visão a 360º (equipamento esse que vem do nível abaixo, aliás). É que, não sendo uma novidade, não é um bem comum num carro abaixo dos 40.000 euros, sobretudo sem que seja um dispendioso opcional. E, com um veículo com as dimensões que este tem, a câmara não é nenhum acessório.

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