Fugas - Motores

  • Miguel Manso
  • Miguel Manso
  • Miguel Manso
  • Miguel Manso
  • Miguel Manso
  • Miguel Manso
  • Miguel Manso

Continuação: página 2 de 3

Um desportivo com (alguma) vontade de ser poupado

DETALHES

Mais tecnologia
Foi designado por Audi Virtual Cockpit e é uma nova maneira não só de prestar informação ao condutor como de redesenhar todo o tablier. Ou seja, todas as informações passaram a estar concentradas no sítio onde habitualmente se encontra o ecrã da instrumentação. Agora, no mesmo sítio, num painel LCD, está o tradicional painel de instrumentação (digital e que pode ser aumentado, diminuído ou escondido), além de todas as outras funções de info-entretenimento que antes se encontrava no ecrã ao centro do tablier. A inovação já trouxe frutos: o Audi TT acaba de vencer o prémio Connected Car 2014 atribuído pelas publicações alemãs especializadas Auto Bild e Computer Bild.

Sem espaço
O banco traseiro está lá e pode ser usado, claro. Mas não mais do que para um percurso mínimo e quase exclusivamente por crianças pequenas — de preferência com um comprimento em que as pernitas ainda não saiam da cadeirinha. Na prática, o banco traseiro funciona melhor como uma prateleira de apoio para quem vai à frente. Aí, sim, há espaço de sobra, além de conforto, proporcionado também pela qualidade dos materiais seleccionados pela marca para este coupé.

Diesel animado
Sendo um diesel, é certo que a garra desportiva não é tão agressiva como os congéneres a gasolina. Mas o comportamento da caixa, manual de seis velocidades, quase faz esquecer o facto. É precisa e ágil, revelando um comportamento adaptável ao que se deseja quando se tira partido dos diferentes modos de condução. Para uma caixa automática S tronic, há que escolher este extra mas apenas com o 2.0 TFSI – neste caso, com launch control.

Olhar (bem) iluminado
É uma das grandes mudanças face aos modelos anteriores. As ópticas dianteiras estão muito mais estreitas e menos “quadradonas”. O resultado é um olhar, que se desenha no contorno do capot, menos pesado e mais rasgado. Além de, claro, mais agressivo. Os faróis chegam de série com tecnologia Xénon Plus, mas é possível equipar a viatura com tecnologia LED ou com Matrix LED — em ambas as opções, a assinatura luminosa é sublinhada por um contorno criado pela faixa de separação nos faróis, também iluminada. O direccionamento das luzes em curva é extremamente preciso e uma ajuda muito útil em estradas menos iluminadas.

Barómetro
Agilidade, precisão da direcção, materiais de qualidade, conforto dos lugares dianteiros, inovação do cockpit virtual.
Inutilidade dos lugares traseiros, desconforto em grandes viagens devido à suspensão dura

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1968cc

Potência: 184cv@3500/4000rpm

Binário: 380 Nm@1750/3250rpm

Cilindros: 4, em linha

Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção directa

Tracção: Dianteira

Caixa: Manual de 6 velocidades

Suspensão: tipo McPherson, com braços triangulares transversais de alumínio e barra estabilizadora tubular, à frente; eixo de 4 braços e barra estabilizadora tubular, atrás

Direcção: Eletro-mecânica

Diâmetro de viragem: 10,96m

Travões: Discos ventilados à frente; discos, atrás

Dimensões

--%>