DETALHES
Mais tecnologia
Foi designado por Audi Virtual Cockpit e é uma nova maneira não só de prestar informação ao condutor como de redesenhar todo o tablier. Ou seja, todas as informações passaram a estar concentradas no sítio onde habitualmente se encontra o ecrã da instrumentação. Agora, no mesmo sítio, num painel LCD, está o tradicional painel de instrumentação (digital e que pode ser aumentado, diminuído ou escondido), além de todas as outras funções de info-entretenimento que antes se encontrava no ecrã ao centro do tablier. A inovação já trouxe frutos: o Audi TT acaba de vencer o prémio Connected Car 2014 atribuído pelas publicações alemãs especializadas Auto Bild e Computer Bild.
Sem espaço
O banco traseiro está lá e pode ser usado, claro. Mas não mais do que para um percurso mínimo e quase exclusivamente por crianças pequenas — de preferência com um comprimento em que as pernitas ainda não saiam da cadeirinha. Na prática, o banco traseiro funciona melhor como uma prateleira de apoio para quem vai à frente. Aí, sim, há espaço de sobra, além de conforto, proporcionado também pela qualidade dos materiais seleccionados pela marca para este coupé.
Diesel animado
Sendo um diesel, é certo que a garra desportiva não é tão agressiva como os congéneres a gasolina. Mas o comportamento da caixa, manual de seis velocidades, quase faz esquecer o facto. É precisa e ágil, revelando um comportamento adaptável ao que se deseja quando se tira partido dos diferentes modos de condução. Para uma caixa automática S tronic, há que escolher este extra mas apenas com o 2.0 TFSI – neste caso, com launch control.
Olhar (bem) iluminado
É uma das grandes mudanças face aos modelos anteriores. As ópticas dianteiras estão muito mais estreitas e menos “quadradonas”. O resultado é um olhar, que se desenha no contorno do capot, menos pesado e mais rasgado. Além de, claro, mais agressivo. Os faróis chegam de série com tecnologia Xénon Plus, mas é possível equipar a viatura com tecnologia LED ou com Matrix LED — em ambas as opções, a assinatura luminosa é sublinhada por um contorno criado pela faixa de separação nos faróis, também iluminada. O direccionamento das luzes em curva é extremamente preciso e uma ajuda muito útil em estradas menos iluminadas.
Barómetro
+ Agilidade, precisão da direcção, materiais de qualidade, conforto dos lugares dianteiros, inovação do cockpit virtual.
- Inutilidade dos lugares traseiros, desconforto em grandes viagens devido à suspensão dura
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1968cc
Potência: 184cv@3500/4000rpm
Binário: 380 Nm@1750/3250rpm
Cilindros: 4, em linha
Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção directa
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: tipo McPherson, com braços triangulares transversais de alumínio e barra estabilizadora tubular, à frente; eixo de 4 braços e barra estabilizadora tubular, atrás
Direcção: Eletro-mecânica
Diâmetro de viragem: 10,96m
Travões: Discos ventilados à frente; discos, atrás
Dimensões