Fugas - Motores

  • João Silva
  • João Silva
  • João Silva
  • João Silva
  • João Silva

Continuação: página 2 de 4

Um carro pequeno com um grande coração

Para além dos motores, também o chassis foi redesenhado e a suspensão foi melhorada para proporcionarem maior estabilidade (o centro de gravidade está mais baixo 5mm), conforto e prazer de condução, bem como a direcção, com resposta mais directa e precisa: há quem lhe aponte uma certa leveza, mas em cidade, em especial no modo City que torna a direcção ainda mais leve, a facilidade de manobra proporcionada é evidente.

Nesta quinta geração do Corsa, mantém-se o espaço para os 5 ocupantes mas há uma nítida melhoria nos materiais utilizados e nos acabamentos, com o tablier em plástico mole, agradável ao tacto, e superfícies lacadas. Houve também uma simplificação na instrumentação que, apesar de mais completa, está mais fácil de utilizar.

O Corsa Color Edition quase não necessita de opcionais, para além dos já referidos: encosto de cabeça, sensores de estacionamento traseiros e roda de emergência. Das outras opções, todas com preço acessível, destaque para o pacote de Assistência ao Condutor, que, por 650€, inclui câmara dianteira Opel Eye com reconhecimento de sinais de trânsito, alertas de saída de faixa de rodagem e colisão dianteira iminente bem como comutação automática entre máximos e médios.

Durante o fim-de-semana do lançamento (17 e 18 de Janeiro), a quem adquirir um Corsa, a Opel oferece o nível Color Edition ao preço de entrada, Enjoy, e nas primeiras semanas de vendas extensão da garantia para 5 anos ou 100.000km.

Fato Armani, sapatos rotos

Com uma melhoria substancial nos materiais usados no interior e nos acabamentos, dispondo de série no nível de equipamento intermédio, Color Edition, de sensores de chuva, luminosidade, cruise control, auxílio ao arranque em subida, etc. etc., espanta a ausência de série de um apoio de cabeça para o ocupante do meio do banco traseiro e de uns simples sensores de estacionamento acústicos atrás.

O apoio de cabeça é um importante equipamento de segurança e, sendo o Corsa um utilitário com previsão utilização maioritária em cidade, os sensores de estacionamento são muito mais necessários que, por exemplo, os sensores de chuva e de luminosidade. É verdade que o apoio de cabeça pode ser adquirido por 50€ e os sensores de estacionamento por 300€, mas estas lacunas no bem equipado Corsa são como alguém que vista um fato Armani com sapatos rotos.

Um grande coração

Há uma nova geração de pequenos motores tricilíndricos a gasolina de vários fabricantes que não têm nada que ver com as anteriores pouco eficientes e ruidosas “máquinas de costura”, embora no campo dos consumos ainda haja algo a melhorar.

Mas, entre todos eles, este novo propulsor 1.0 Turbo da Opel com injecção directa, estreado no Adam, merece sem dúvida destaque, em especial na variante de 115cv. Acoplado a uma também nova caixa manual de 6 velocidades, é ágil, despachado e proporciona uma condução divertida. Acresce que é extremamente silencioso: quando não se está habituado a ele é fácil pensar que ele está desligado estando a funcionar.

Um carro do século XXI

--%>