Fugas - Motores

  • João Silva
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O forte Pulsar da Nissan no segmento C

A berlina do segmento C da Nissan é um modelo em que a razão se sobrepôs à emoção, quando foi concebido. Assim sendo, para além do conforto e da economia, a segurança não poderia ser descurada. E o facto é que, nos testes do Euro NCAP conduzidos de acordo com os mais exigentes parâmetros de 2014, o Pulsar obteve o máximo de 5 estrelas, com 84% na protecção dos ocupantes adultos, 81% nas crianças, 75% nos peões e 68% nos dispositivos auxiliares de segurança. E note-se que os testes foram efectuados num Pulsar com o nível de equipamento Acenta, o segundo dos quatro disponíveis.

BARÓMETRO
Consumos, equipamento (nomeadamente o de segurança), espaço interior
Comportamento pouco entusiasmante solicitando trabalho de caixa, kit de reparação de pneus

Escudo de Protecção Inteligente
O carro que conduzimos, com o nível de equipamento superior, Tekna, trazia o Escudo de Protecção Inteligente 2 da Nissan, um conjunto de funcionalidades específico dos automóveis da marca nipónica para facilitar a condução e melhorar a segurança: avisos de mudança involuntária de faixa e de aproximação de veículos em ângulo morto, detecção de objectos em movimento e um sistema de anticolisão frontal que previne choques frontais com veículos que circulem à frente do Pulsar e no mesmo sentido, através de um aviso sonoro de aproximação. Associado a isto, existe ainda uma útil câmara de visão a 360º, auxiliar precioso nas manobras de estacionamento.

Habitabilidade de segmento superior
A Nissan, ao criar o Pulsar, um carro de um segmento muito competitivo como é o C, o dos pequenos familiares compactos, apostou fortemente na competitividade e economia, colocando esses parâmetros à frente do prazer de condução. O Pulsar é um veículo seguro (pontuação máxima de 5 estrelas nos testes do Euro NCAP pelos mais exigentes padrões de 2014), comedido nos consumos e confortável, com um habitáculo para os cinco ocupantes mais espaçoso que em carros de segmentos superiores, aproveitando bem os 2700mm de distância entre eixos. Com um túnel central de transmissão baixo, até quem se senta no lugar do meio atrás não precisa de encolher as pernas.

Não havia necessidade
Com uma capacidade de 385 litros (1385 litros com os bancos traseiros rebatidos), a bagageira do Pulsar está acima da média dos veículos do segmento C. Realce para as suas formas regulares e para o fácil acesso. Por isso, foi com desagrado que verificámos que, sob o fundo da mala, em vez de um pneu ou de uma roda de emergência, se escondia um muito questionável kit de “reparação” de pneus. Já aqui frisámos repetidas vezes a inutilidade desta invenção das marcas, que só serve para lhes poupar meia dúzia de euros, transferindo custos e incomodidade para os utilizadores. Ainda por cima, no caso do Pulsar, está lá o espaço redondo para alojar uma roda de emergência que nem sequer está disponível como opção.

Primado da razão sobre a diversão
O Nissan Pulsar é um meio de transporte 100% racional e o conhecido motor 1.5 dCi de 110cv da Aliança Renault Nissan que equipa diversos veículos dessas marcas, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, integra-se nessa filosofia. Não proporciona uma condução entusiasmante, requer algum trabalho de caixa em subidas mais acentuadas e não é especialmente lesto nas recuperações e ultrapassagens, apelando a uma condução calma. Em contrapartida, é um motor pouco guloso — num percurso misto, fizemos uma média de 5,1 l/100km, muito boa para um veículo de 4,39m de comprimento e 1350kg de peso.

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