Fugas - Motores

Mais um coelho tirado da cartola

Por João Palma

Um monovolume pode ter um design atractivo, ser um carro para famílias, espaçoso sem ser muito grande, funcional, económico nos consumos e ao mesmo tempo ser divertido de conduzir? Sim, a resposta é o BMW 216d Active Tourer.

Já não é a primeira vez que a BMW consegue conciliar o aparentemente inconciliável. A prova é o série 2 Active Tourer, um bonito e funcional monovolume compacto. A versão de entrada de gama que conduzimos, com um preço-base de 30.822€, dotada do excelente motor tricilíndrico de 1496cc a gasóleo com 116cv que também equipa o Mini Cooper D, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, alia espaço interior e economia de consumos a design e diversão de condução.

Um monovolume é na sua essência um veículo que, pelas suas características de carro para transportar famílias, se quer prático, funcional e com consumos reduzidos. E são esses atributos a que os fabricantes dão realce na criação de viaturas deste segmento em detrimento de performances, diversão de condução e até mesmo do design — este tipo de veículos tem em geral linhas conservadoras. Pois bem, na sua entrada no subsegmento dos monovolumes, a BMW quis marcar a diferença.

Com uns bem aproveitados 4342mm de comprimento, 1800mm de largura e 1555mm de altura, o Active Tourer tem um visual atractivo e elegante. Mas não só: estreia tracção dianteira, algo inédito na marca alemã e, entre as diversas motorizações disponíveis, oferece o propulsor tricilíndrico 1.5 diesel com 116cv.

Com este motor, sem muitas preocupações de economia, embora utilizando na maior parte do tempo o modo de condução Eco Pro em detrimento dos modos Comfort (o que está activo no arranque) ou Sport, conseguimos uma muito boa média de 5,4 l/100km.

É verdade que a média oficial é 3,8 l/100km, mas já se sabe que esses números de consumos apresentados pelas marcas não têm qualquer correspondência com o que se consegue no dia-a-dia, mesmo sem pisar no acelerador.

Para além de ser económico, este pequeno motor tricilíndrico não só é suficiente para deslocar os 1440kg, como proporciona uma condução dinâmica e divertida, com boas recuperações e ultrapassagens e potência disponível praticamente desde o arranque mesmo no modo Eco Pro (no modo Sport reage quase como um desportivo). Junte-se facilidade de obter uma posição de condução confortável e adequada, com boa visibilidade, excelente estabilidade, especialmente em curva, ausência de vibrações e ruído muito reduzido (menor que o de muitos motores de 4 cilindros). Quem disse que um monovolume com um motor de baixa cilindrada não dá gozo a conduzir?

Até nos atrevemos a dizer que, face aos seus manos mais musculados que compõem o leque de motorizações disponíveis para o série 2 Active Tourer, o pequeno tricilíndrico lhes rouba o protagonismo e poderá muito bem vir a ser a estrela da companhia.

Bonito por fora e espaçoso por dentro, podendo transportar com conforto quatro pessoas (o lugar do meio atrás é apenas suficiente), uma ampla mala de 468 litros com um grande fundo duplo sob o qual se podem esconder objectos de razoáveis dimensões, o 216d Active Tourer, no que se refere à qualidade dos materiais usados no interior e ao cuidado nos acabamentos, está à altura do que se exige de uma marca premium como é a BMW. Também no respeitante à segurança, o série 2 Active Tourer obteve o máximo de 5 estrelas nos testes do Euro NCAP efectuados de acordo com os parâmetros mais exigentes de 2014, com 84% na protecção dos adultos, 85% nas crianças, 60% nos peões e 70% nos dispositivos auxiliares de segurança.

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