Neste paraíso, apenas duas pequenas serpentes. Uma, a já costumeira política de engordamento de preços que as marcas premium são useiras e vezeiras em praticar, fazendo pagar como opção equipamento que deveria ser de série — a lista de equipamento de série deste veículo tem três páginas, a das opções, sete. O veículo que nos disponibilizaram, com os opcionais, custava 36.725€, mais 5900€ que o preço-base (e ainda assim já vimos pior…).
Depois, um carro que se intitula Active Tourer e que trazia a linha opcional intitulada Sport (2140€, jantes de liga leve de 17’’, volante e bancos dianteiros desportivos, sensores de estacionamento traseiros, faróis de nevoeiro, cruise control com função de travagem automática, ar condicionado automático, etc.) vinha equipado com o eufemisticamente (ou ironicamente?) designado BMW Mobility System, que não é mais que o imprestável kit de “reparação” de pneus. Recomenda-se vivamente, por 269€, a opção por pneus runflat (à prova de furo).
Como é norma nos modelos da marca bávara, o série 2 Active Tourer beneficia do BMW Service Inclusive durante cinco anos ou 100.000km, que compreende mudança de óleo e filtros, verificação e substituição de filtros de ar, de combustível, microfiltro, velas e líquido de travões e inspecção geral da viatura.
FICHA TÉCNICA*
Motor: 1496cc, 3 cil., 12 válv.
Potência: 116cv às 4000 rpm
Binário: 270 Nm às 1750 rpm
Transmissão: Caixa manual com 6 velocidades
Veloc. máxima: 195 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,6s
Consumo médio: 3,8 l/100km
Combustível: Gasóleo
Emissões de CO2: 99 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 30.822€ (veículo ensaiado, 36.725€)
* Dados do construtor