Também a segurança é um importante capítulo e um reforço a que se tenha o Passat em boa consideração. Aliás, o modelo já conquistou as ambicionadas cinco estrelas Euro NCAP pelos mais exigentes parâmetros de 2014, com uma classificação de 85% na protecção dos ocupantes (mínimo 80%), 97% na das crianças (mínimo 75%), 66% no referente aos peões (60%) e 76% nos dispositivos auxiliares de segurança (65%). A segurança para os peões é ainda reforçada pelo sistema Front Assist, com função de travagem de emergência e detecção de peões — uma opção na versão de equipamento Trendline e de série a da Confortline.
BARÓMETRO
+ Actualização do design, fiabilidade, segurança
- Persistência de ruído do bloco diesel
Pormenores
De pé descansado
Ao início a função passa despercebida e quase nem lhe damos grande importância. Mas assim que nos habituamos a ela o que mais custa é regressar a uma viatura sem esta assistência. Assim que o carro sente que está parado, acciona automaticamente a função Auto Hold que, não sendo uma novidade, não deixa de continuar a merecer atenção — além de alguns lamentos de outros não lhe seguirem o exemplo. Além de impedir que o carro descaia acidentalmente quando parado ou no momento de arrancar, este assistente permite-nos enfrentar uma fila gigantesca de trânsito sem ponta de cansaço.
Vista panorâmica
Beneficiando da instalação de quatro câmaras (uma delas encontra-se escondida sob o emblema da marca que também serve para abrir o porta-bagagem), as manobras podem ser controladas a partir de vários ângulos, os quais podemos ir escolhendo dependendo da situação. Não sendo garante de que nunca haverá um toque, e levando a sério o aviso de não confiar cegamente nas câmaras, o sistema é completo o suficiente para que seja de facto útil. Sobretudo num carro com 4767mm de comprido e 1832mm de largura.
Olho vivo
Há mudanças de design um pouco por toda a carroçaria, com elementos a acentuarem a robustez de um carro que se quer acima de tudo fiável. Mas uma das coisas que mais contribui para que se olhe para o Passat de outra forma é precisamente a sua nova assinatura luminosa, mais expressiva se se optar pelos faróis em LED (atrás, os farolins são de série em LED em todas as versões) que incluem a muito útil funcionalidade de luz de curva dinâmica.
Seis relações
As preferências, indica cada vez mais o mercado, recaem actualmente na caixa automática. E a Volkswagen tem neste ponto com que se bater — a sua DSG, que equipa a carrinha do Passat, prima pela eficiência e por bons desempenhos. Mas isso não retira qualquer mérito à caixa manual, no caso de seis velocidades. Bem escalonada e de desenvolvimento tão tranquilo quanto o próprio carro, não é preciso puxar muito pelo bloco para que se consiga retirar dele um excelente aproveitamento tanto da sua potência como do seu binário.
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Auxílio ao arranque em subida: Sim