Fugas - Motores

  • João Silva
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Agora sim, o smart é um carro!

Incompreensível é o computador de bordo não incluir a autonomia em quilómetros face ao nível de combustível. E se se compreende que para aceder ao motor se tenha que desmontar o fundo da mala, bem como a utilização de um kit de “reparação” de pneus (neste caso é válido o argumento de ganho de espaço), já não se compreende a necessidade de inventar na complicada abertura do capot (que fica pendurado à frente do carro) para aceder à bateria e aos depósitos de líquidos. Boa invenção é o cursor com lupa que se desloca sobre uma escala de temperaturas do climatizador.

Uma ressalva: o carro que nos facultaram para ensaio vinha muito bem equipado, como se pode ver pela Ficha Técnica. O problema é que grande parte desse equipamento era opcional, o que fez subir o preço deste pequeno citadino de dois lugares para uns estratosféricos 17.205€.

 

BARÓMETRO

+ Design, qualidade dos materiais e acabamentos, performances, diversão e guiabilidade

- Motor ruidoso, consumos, acesso ao motor e abertura do capot, preço da versão ensaiada

 

Pormenores

Pequena, mas…
Seria de espantar que a mala de um carrinho com 2,65m de comprimento fosse grande, mas 260 litros (350 litros, retirando a chapeleira) é um volume muito razoável e já dá para meter a bagagem de férias dos dois ocupantes ou para um razoável volume de compras. Além disso, a parte inferior do portão traseiro bipartido inclui um espaço para guardar objectos. No habitáculo, para além do porta-luvas, há ainda diversos espaços para guardar objectos, com destaque para uma gaveta na lateral da consola do lado do pendura e redes atrás dos bancos. Ah! E o banco do pendura é rebatível, permitindo transportar volumes até 1,55m de comprimento.

Tudo na ponta dos dedos
Simples, intuitivo e de fácil manuseamento, além de bastante informativo, o ecrã táctil no centro do tablier integra diversas funções de infoentretenimento, incluindo, no caso do veículo que conduzimos, a navegação. Com um simples toque é possível navegar entre as diferentes funções e até, por exemplo, ter o ecrã tripartido, podendo-se ver a estação de rádio sintonizada, o eco score (indicador em percentagem de uma condução económica) e o mapa do sistema de navegação. E se se quiser que uma dessas funcionalidades ocupe todo o ecrã, basta tocar sobre ela.

Um carrinho alegre
Ao visual exterior, que, mantendo o ADN dos smart, é um passo em frente em termos de design, corresponde um interior que junta estilo e jovialidade a funcionalidade. Os materiais usados, nomeadamente plásticos duros e tecidos de cores vivas, não são caros, mas os acabamentos são cuidados e, numa combinação de estilo, originalidade e bom gosto, criou-se um ambiente requintado. Cores vivas no habitáculo, bancos confortáveis e uma instrumentação de fácil leitura e manuseio com visual atractivo fazem com que ao exterior do carro (em especial a frente, que os responsáveis da marca classificam como “sorridente”) corresponda um interior alegre.

Claridade e conforto
O visual alegre do interior é reforçado com o tecto panorâmico opcional (integra o pack Edition #1) que lhe confere claridade acrescida. Dotado de protecção solar, mesmo com luz directa impede o aquecimento excessivo do interior ou o encadeamento. E, claro, há sempre a hipótese de fechar a cobertura manual do tejadilho se o sol for muito forte.

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