Fugas - Motores

Uma revolução no mundo dos pneus

Por João Palma

Ninguém usa pneus de Inverno em Portugal, mas agora a Michelin inova com um pneu que, sendo um verdadeiro todas-as-estações, não só irá revolucionar o mercado europeu, como pode ser muito útil em certas regiões do país.

A Michelin, um dos líderes em inovação entre os fabricantes de pneus, apresenta um novo produto que irá provocar grandes alterações no mercado europeu de pneus. O CrossClimate, disponível em Maio, tem no Verão prestações similares ao pneu economizador Energy Saver Plus mas também está homologado para uso em condições invernais de chuva, neve e gelo pela certificação 3PMFS (3 Peaks Mouintain Snow Flake) representada por um pictograma de uma montanha de três picos nevados na parede do pneu.

Em muitos países do Norte da Europa é comum os automobilistas terem dois jogos de pneus: um de Verão e outro de Inverno. Quando a temperatura baixa tem de se trocar os pneus de Verão por uns de Inverno, quando sobe, faz-se o procedimento inverso. Isso representa uma incomodidade acrescida, ainda que necessária. Por vezes, as casas de pneus guardam os jogos não utilizados dos seus clientes e procedem à troca de acordo com a estação do ano.

Agora, só em condições extremas com neve intensa e persistentes temperaturas negativas, como por exemplo na alta montanha, continua a ser requerida a troca de pneus. Mas os pneus de Inverno funcionam bem até +7º C: quando a temperatura sobe, as prestações reduzem-se drasticamente e eles degradam-se rapidamente. O novo Michelin CrossClimate é o primeiro pneu de Verão homologado para uso no Inverno e em 90% das situações vem acabar com o calvário da troca de pneus. A certificação 3PMFS permite o seu uso todo o ano, incluindo em países como, por exemplo, a Alemanha, onde com o tempo frio é obrigatório por lei equipar os veículos com pneus de Inverno.

O novo produto da Michelin foi testado e aprovado em temperaturas que variaram dos -30ºC até aos +40ºC. Em testes comparativos efectuados pela TÜV SÜD, uma entidade independente de certificação e testes, o CrossClimate obteve o máximo de 5 estrelas na travagem em seco, na aderência em curva e na tracção em subida com neve, superando no global os outros pneus testados: o pneu de Verão Michelin Energy Saver +, o de Inverno Michelin Alpine e um pneu All-Season considerado referência, de um outro fabricante.

Em testes efectuados na apresentação internacional à imprensa, na cidade francesa de Divonne-Les-Bains, foi possível apreciar as qualidades de travagem em seco (iguais às do Energy Saver +), aderência em molhado (superior ao Energy e ao Alpine) e tracção em subida com neve (equiparável ao do Alpine). Num percurso por estrada de montanha, avaliámos o conforto, o baixo nível de ruído (obteve o mínimo de uma onda de ruído na etiqueta europeia de certificação, bem como o grau máximo A na travagem em molhado) e a estabilidade em recta e em curva, tanto em troços secos, como molhados ou cobertos de neve.

Quem lê estas linhas poderá comentar: “Isso é tudo muito bonito, mas num país com um clima como o português, para que é que serve um pneu de Inverno como o CrossClimate?” Pois bem, pode servir muito e não é por acaso que a Michelin decidiu comercializá-lo em Portugal. Um pneu de Inverno clássico só em certos pontos do país e em situações pontuais bem definidas é que se poderia justificar, por isso nenhuma marca de pneus tem no seu catálogo português esse tipo de produtos.

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