Fugas - Motores

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O Fiat 500 foi à musculação

Por João Palma

O ADN do Fiat 500 mantém-se, mas o 500X é um SUV que ganhou músculo e dimensão face ao citadino que lhe deu origem. Vocacionado para o asfalto, é um económico e espaçoso veículo que até pode circular por estradões de terra batida.

O Fiat 500X tem as linhas e a silhueta do Fiat 500 que lhe deu origem. Mas quanto ao resto é como comparar um anão a um gigante: os 3,55 metros de comprimento do 500 foram “esticados” até aos 4,25 metros do 500X, com correspondente aumento no comprimento e na largura. É como se o pequeno 500 tivesse sido submetido a um programa de musculação para o tornar um corpulento atleta. Perdeu algum do encanto que lhe advinha da sua pequenez? Talvez. Mas ganhou de certeza em conforto e espaço interior.

Este é um SUV estiloso, na boa tradição italiana, partilhando a plataforma com o Jeep Renegade, mas com um design bastante distinto, em especial na versão City Look, mais vocacionada para o asfalto (há ainda uma versão Cross, que, em particular na variante 4x4, tem algumas aptidões para fora de estrada e um visual mais condizente). Conduzimos o Fiat  500X na versão City e nível de equipamento de entrada, Pop Star, com um motor diesel 1.6 de 120cv acoplado a uma caixa manual de seis velocidades e tracção dianteira.

Apesar da sua maior altura livre ao solo, 16mm, comporta-se na condução como uma berlina convencional. Até em curva reage como um carro mais baixo, devido ao controlo de estabilidade incluir limitação do adornar típico de veículos mais altos, sendo bastante estável. Os 120cv do motor revelam-se adequados para deslocar os pouco mais de 1300kg deste SUV, que, muito importante, está classificado como classe 1 nas portagens.

Com força disponível desde o arranque, pois atinge o binário máximo de 320 Nm logo às 1750 rpm, é expedito q. b. nas recuperações e nas ultrapassagens. A posição de condução é alta e a visibilidade é boa, sendo fácil ajustar o banco e o volante (ambos em altura e profundidade) para se obter conforto, independentemente do tamanho de quem se senta atrás do volante. O habitáculo é espaçoso para os cinco ocupantes, até mesmo para quem viaja atrás ao meio, devido ao túnel de transmissão ser baixo.

Há três modos de condução, seleccionáveis através de um botão na consola atrás da alavanca de velocidades: Auto, All-Weather e Sport. Durante os cerca de 600km em que conduzimos o Fiat 500X usámos principalmente o primeiro, que origina economia de consumos (uma média de 5,4l/100km num percurso variado, com alguns engarrafamentos). Em algumas ocasiões, quando era necessária uma resposta mais rápida ao pisar do acelerador, empregámos o modo Sport. Com bom tempo, não chegámos a usar o All-Weather, apropriado para condições em que a aderência do carro ao piso é menor. Também ajuda à redução de consumos a existência de um funcional sistema Start & Stop, de paragem e arranque automáticos do motor.

Com um visual exterior apelativo, no interior, de linhas simples mas elegantes, o bom gosto persiste. Os materiais usados são duros, à excepção dos do tablier, em plástico mole, mas é evidente o cuidado nos acabamentos. A instrumentação é simples, mas completa e de fácil leitura, tendo ao centro do tablier um ecrã táctil de 5’’ do sistema de infoentretenimento e navegação Uconnect Rádio Nav, incluído no Pack Confort Plus, que ainda contém banco do condutor com regulação eléctrica do apoio lombar, apoio de braços dianteiro, climatizador bizona, entrada sem chave e arranque por botão, entrada para cartão SD na consola central e porta USB no apoio de braços dianteiro. Este pacote faz parte da oferta de lançamento de equipamento no valor de 1500€, que integra ainda, no caso do 500X Pop Star, sensores de estacionamento traseiro e o Pack Visibility (sensores de chuva e luz, retrovisores exteriores rebatíveis electricamente e retrovisor interno electrocromático). Com esta oferta de lançamento, o Fiat 500X no nível de entrada, Pop Star, fica bem equipado, dispensando a aquisição de outros opcionais para se ter um veículo pronto a conduzir.

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