Fugas - Motores

  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio

Continuação: página 2 de 3

Uma nova geração mais segura, funcional e bonita

O habitáculo é espaçoso, dos maiores do seu segmento, na boa tradição dos veículos da Skoda com muitos e práticos compartimentos para guardar pequenos objectos; a mala também é das maiores entre as dos utilitários: com 330 litros de capacidade (1150 litros com os bancos rebatidos, mas neste caso sem formar uma superfície totalmente plana), é de formato regular e dotada de diversos dispositivos para facilitar a arrumação de pequenos volumes (redes, caixas, etc.). A cereja no topo do bolo é a existência de um pneu sobresselente sob o fundo duma bagageira cujas dimensões deitam por terra os argumentos de quem diz que uma roda sobresselente rouba espaço à mala, para tentar justificar a sua substituição por um pouco recomendável kit de reparação de pneus.

BARÓMETRO

+ Design, facilidade de condução, relação preço/performances e equipamento
- Ausência de sensores de estacionamento traseiros
de série

PORMENORES

Sem enganos…       

O facto de o Skoda Fabia trazer um pneu sobresselente ou, em opção, uma roda de emergência não deveria ser motivo de destaque. Mas, infelizmente, hoje muitos veículos vêm com um kit de “reparação” de pneus que só serve para poupar alguns euros às marcas com prejuízo dos seus clientes (só é utilizável em furos milimétricos, obriga à substituição do pneu e à compra de nova carga do kit). Mesmo para quem não saiba mudar um pneu, dispondo a imensa maioria dos carros de assistência em viagem, tendo o carro uma roda sobresselente é muito mais simples pedir ajuda do que um reboque para um veículo com um pneu inutilizado.

Sempre Ligado

O novo Fabia é o primeiro modelo da Skoda com tecnologia mirror link (opcional com rádio Bolero, 197€), que permite ligar um smartphone ao veículo, exibindo as funcionalidades deste (navegação, arquivos de música) no ecrã táctil. Outra função disponível é a SmartGate, que permite a transferência de dados do veículo (consumos, velocidade média, etc.) para um smartphone. Através do ecrã táctil pode-se ver dados do veículo e proceder a ajustes, accionar o rádio/CD, ligar o telefone, ver imagens, etc. Tudo de uma maneira muito simples e intuitiva. Os dados do computador de bordo também podem ser consultados num visor atrás do volante.

…na tradição Skoda

O pneu sobresselente enquadra-se na filosofia da marca checa, simply clever, soluções simples e económicas para tornar a vida a bordo mais confortável. É também o caso deste recipiente circular amovível na bagageira, as redes e ganchos de arrumação, o compartimento específico no painel da porta para o colete de segurança, o clip no pára-brisas para colocar talões de estacionamento ou de portagens, os muitos compartimentos de arrumação no espaçoso habitáculo ou o espaço na consola central para colocar um telemóvel ou smartphone.

No poupar está o ganho?

A marca checa, ao tentar criar um carro acessível, fez algumas poupanças no equipamento de série. Por isso, o veículo que conduzimos não dispunha de sensores de estacionamento. Porém, apesar da boa visibilidade a partir do posto de condução, em manobras de estacionamento há por vezes obstáculos que não são facilmente visíveis e nessas circunstâncias um simples aviso sonoro é preciosíssimo para evitar toques. Assim, recomenda-se a aquisição dos sensores de estacionamento traseiro (247€) ou dianteiros e traseiros (536€).

--%>