A surpresa é o Kia Sorento, face às suas dimensões, comportar-se melhor que o esperado em ruelas estreitas, graças à sua boa brecagem (11,08m de diâmetro de viragem entre paredes). Para isso também concorrem os sensores de estacionamento e uma preciosa câmara de marcha-atrás que vinha incluída no pacote de navegação opcional , cujo preço é 1150€. De referir que esta opção inclui antena de tubarão, amplificador e ainda seis actualizações dos mapas, o que significa que, durante os sete anos de garantia que já são imagem de marca da Kia, o sistema de navegação estará sempre em dia.
O novo Kia Sorento tem um visual exterior atractivo, com uma frente elegante, onde se destaca a grelha superior em favo de mel e os grupos ópticos, e atrás o spoiler e a protecção do fundo. No espaçoso interior, sobressai a qualidade dos acabamentos e dos materiais e macios e agradáveis ao tacto, com estofos e confortáveis bancos forrados a pele, bem como um toque desportivo dado pelos pedais em alumínio.
O equipamento de série é muito completo, tanto no que se refe à segurança como ao conforto e vida a bordo como se pode ver na ficha em anexo, sendo os únicos opcionais do veículo que conduzimos a pintura metalizada e o pacote de navegação. No que toca à segurança, em testes efectuados em 2014, o Kia Sorento obteve o máximo de 5 estrelas, com 90% nos ocupantes, 85% nas crianças, 67% nos peões e 71% nos dispositivos auxiliares de segurança.
PORMENORES
Uma casa ambulante…
Este SUV é, na realidade, um espaçoso monovolume com maior altura ao solo (185mm). Mesmo na configuração de sete lugares, os ocupantes sentam-se à vontade. Claro que a capacidade da mala reduz-se consideravelmente (de 605 litros com 5 lugares para 142 litros). Os bancos rebatem-se facilmente, ficando o fundo plano. O Sorento está vocacionado para transportar famílias numerosas com qualidade e conforto. Esqueçam-se ideias pré-concebidas sobre a qualidade dos veículos coreanos: com estofos e bancos em pele, muito equipamento de série, acabamentos cuidados e atenção aos pormenores para proporcionar conforto, se o emblema ostentado na capota fosse o de uma marca premium ninguém estranharia.
…de três assoalhadas
Este “apartamento” tem três “assoalhadas”: para além de três tomadas de 12 volts (duas à frente e uma atrás), entradas Aux/In e USB. Assim não se levantam problemas de prioridades para carregamento/ligação de telemóveis ou tablets. Estas são apenas algumas das mordomias ao dispor dos passageiros, como vários espaços para guardar objectos ou o climatizador bizona com regulação da intensidade da ventilação na segunda fila de bancos.
Via Verde indispensável
A primeira coisa a fazer por quem adquirir um Sorento é aderir à Via Verde. É que, beneficiando da especificidade da legislação portuguesa, este grande SUV, que mede 4,78 de comprimento e pesa 1,8 toneladas, com o identificador de Via Verde é considerado classe 1 nas portagens. Justo ou injusto, considerando que há veículos muito menores e mais leves que são classe 2, há que aproveitar essa vantagem, que representa uma considerável poupança em custos de utilização. O veículo que nos disponibilizaram não trazia identificador e pagámos mais do dobro em portagens.