BARÓMETRO
+ Funcionalidade, espaço interior e de mala, motor vivo o suficiente para a cidade
- Fraca qualidade de materiais, design ultrapassado
PORMENORES
Bem conectado
Na versão de entrada o Celerio poderia ser descrito como um carro com motor e rodas, surgindo despido de quase todas as comodidades. Isso não acontece na versão intermédia, GL, e muito menos na de topo, a ensaiada GLX. Pelo contrário, a lista de equipamento de série é muito apetecível. Ao nível da segurança, oferece airbagsdianteiros, laterais e de cortina, controlo de estabilidade electrónico e assistência na travagem, por exemplo. Já no info-entretenimento, o Celerio dispõe de rádio/CD com MP3, porta USB, tomada de 12V e conexão Bluetooth. Esta última pode ser accionada e gerida por pequenos botões localizados no volante.
Vivo e despachado
Com uma potência de 68cv e um binário máximo de 90 Nm que se atinge apenas às 3500rpm, o pequeno propulsor de 1.0 litro e três cilindros mostra-se vivaço o suficiente para tornar o carro muito agradável de conduzir em cidade e a sua agilidade é uma mais-valia para se desembaraçar de alguns transtornos típicos da condução urbana. O mesmo não acontece quando é necessário fazer auto-estrada ou estrada, ambientes em que o carro não se sente tão à vontade. Ainda assim, é possível fazer uma longa viagem sem grandes preocupações. E não haja pressas desmesuradas, até se poderá usufruir do passeio graças a uma boa posição de condução.
Menos por menos
O Celerio é um dos carros mais baratos que se pode encontrar no mercado. E, se se tiver em conta as campanhas a decorrerem, deve ser neste momento o modelo novo que se consegue por menos dinheiro. Claro que o menos dinheiro paga-se em menos alguma coisa. E no caso do pequeno Suzuki esse “menos” é evidente na qualidade geral dos materiais e acabamentos: os plásticos são duros, o painel de instrumentos mostra um desenho simples mas ultrapassado, detectam-se algumas falhas nos remates das portas e do tejadilho e os tecidos dos bancos e dos tapetes revelam pouca qualidade. Mas alguém se surpreende com este menos por menos?
Espaçoso
Com apenas 3,6 metros de comprimento, pensar em convidar três pessoas a sentarem-se no banco traseiro até poderá parecer um atrevimento. Mas, com uma distância entre eixos de 2425mm, superior a muitos dos seus concorrentes directos, os lugares traseiros escondem uma capacidade fora do comum para um carro deste segmento: além do corte do banco permitir sentar três pessoas, as pernas não seguem apertadas e a cabeça não bate no tejadilho. O espaço volta a dar cartas no porta-bagagem, onde se conseguem arrumar 254 litros. Sem pneu suplente, claro.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 998cc
Potência: 68cv @ 6000rpm
Binário: 90 Nm @ 3500rpm
Cilindros: 3 (em linha)
Válvulas: 12
Alimentação: Gasolina, injecção multiponto
Caixa: Manual de 5 velocidades
Suspensão: à frente, estrutura MacPherson e molas helicoidais; atrás, barra de torção e molas helicoidais
Direcção: Pinhão e cremalheira
Diâmetro de viragem: 9,4m entre passeios
Travões: Discos ventilados, à frente; tambores de ataque e saída, atrás
Dimensões
Comprimento: 3600mm
Largura: 1600mm
Altura: 1540mm
Distância entre eixos: 2425mm
Peso: 880kg
Pneus: 165/65R14
Capac. depósito: 35 litros
Capac. mala: 254 litros (726, com 2.ª fila rebatida)
Prestações
Veloc. máx.: 155 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 14,0s
Cons. misto: 4,3 litros/100 km
Emissões CO2: 99 g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço: 12.228€ (viatura ensaiada, 10.315€ - inclui desconto das campanhas comerciais e de financiamento em vigor no valor de 1913€; exclui despesas administrativas, taxas e pintura metalizada)
* Dados do fabricante