Fugas - Motores

  • Daniel Rocha

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Um meio de transporte a pensar na poupança

BARÓMETRO

Funcionalidade, espaço interior e de mala, motor vivo o suficiente para a cidade
Fraca qualidade de materiais, design ultrapassado

PORMENORES

Bem conectado 
Na versão de entrada o Celerio poderia ser descrito como um carro com motor e rodas, surgindo despido de quase todas as comodidades. Isso não acontece na versão intermédia, GL, e muito menos na de topo, a ensaiada GLX. Pelo contrário, a lista de equipamento de série é muito apetecível. Ao nível da segurança, oferece airbagsdianteiros, laterais e de cortina, controlo de estabilidade electrónico e assistência na travagem, por exemplo. Já no info-entretenimento, o Celerio dispõe de rádio/CD com MP3, porta USB, tomada de 12V e conexão Bluetooth. Esta última pode ser accionada e gerida por pequenos botões localizados no volante.

Vivo e despachado 
Com uma potência de 68cv e um binário máximo de 90 Nm que se atinge apenas às 3500rpm, o pequeno propulsor de 1.0 litro e três cilindros mostra-se vivaço o suficiente para tornar o carro muito agradável de conduzir em cidade e a sua agilidade é uma mais-valia para se desembaraçar de alguns transtornos típicos da condução urbana. O mesmo não acontece quando é necessário fazer auto-estrada ou estrada, ambientes em que o carro não se sente tão à vontade. Ainda assim, é possível fazer uma longa viagem sem grandes preocupações. E não haja pressas desmesuradas, até se poderá usufruir do passeio graças a uma boa posição de condução.

Menos por menos 
O Celerio é um dos carros mais baratos que se pode encontrar no mercado. E, se se tiver em conta as campanhas a decorrerem, deve ser neste momento o modelo novo que se consegue por menos dinheiro. Claro que o menos dinheiro paga-se em menos alguma coisa. E no caso do pequeno Suzuki esse “menos” é evidente na qualidade geral dos materiais e acabamentos: os plásticos são duros, o painel de instrumentos mostra um desenho simples mas ultrapassado, detectam-se algumas falhas nos remates das portas e do tejadilho e os tecidos dos bancos e dos tapetes revelam pouca qualidade. Mas alguém se surpreende com este menos por menos?

Espaçoso 
Com apenas 3,6 metros de comprimento, pensar em convidar três pessoas a sentarem-se no banco traseiro até poderá parecer um atrevimento. Mas, com uma distância entre eixos de 2425mm, superior a muitos dos seus concorrentes directos, os lugares traseiros escondem uma capacidade fora do comum para um carro deste segmento: além do corte do banco permitir sentar três pessoas, as pernas não seguem apertadas e a cabeça não bate no tejadilho. O espaço volta a dar cartas no porta-bagagem, onde se conseguem arrumar 254 litros. Sem pneu suplente, claro.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 998cc

Potência: 68cv @ 6000rpm

Binário: 90 Nm @ 3500rpm

Cilindros: 3 (em linha)

Válvulas: 12

Alimentação: Gasolina, injecção multiponto

Caixa: Manual de 5 velocidades

Suspensão: à frente, estrutura MacPherson e molas helicoidais; atrás, barra de torção e molas helicoidais

Direcção: Pinhão e cremalheira

Diâmetro de viragem: 9,4m entre passeios

Travões: Discos ventilados, à frente; tambores de ataque e saída, atrás

Dimensões

Comprimento: 3600mm

Largura: 1600mm

Altura: 1540mm

Distância entre eixos: 2425mm

Peso: 880kg

Pneus: 165/65R14

Capac. depósito: 35 litros

Capac. mala: 254 litros (726, com 2.ª fila rebatida)

Prestações

Veloc. máx.: 155 km/h

Aceleração 0-100 km/h: 14,0s

Cons. misto: 4,3 litros/100 km

Emissões CO2: 99 g/km

Nível de emissões: Euro 6

Preço: 12.228€ (viatura ensaiada, 10.315€ - inclui desconto das campanhas comerciais e de financiamento em vigor no valor de 1913€; exclui despesas administrativas, taxas e pintura metalizada)
 
* Dados do fabricante

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