Fugas - Motores

Utilitário com requintes de premium

Por João Palma

Os veículos de marcas generalistas estão cada vez mais sofisticados. É o caso do renovado Peugeot 208, com novos equipamentos e novas cores, incluindo dois tons mate rugosos que dão um visual requintado a este campeão de consumos.

O Peugeot 208, lançado em 2012, teve agora uma actualização estética, de equipamentos e da gama de motores. Tudo com o objectivo de reduzir consumos e colocar as emissões ao nível exigido pela norma de emissões Euro 6. Mantendo as dimensões e as carroçarias de três e cinco portas, o utilitário francês terá três níveis de equipamento e sete motorizações (quatro gasolina e três diesel). O renovado 208 começa a ser vendido este fim-de-semana a partir de 13.640€ (Access, 1.0 gasolina 68cv).

Todos os motores foram alvo de melhorias para cumprir a norma de emissões Euro 6 com reflexos na redução de consumos: à excepção do propulsor a gasolina que equipa a versão desportiva 208 GTi, todos apresentam médias oficiais inferiores a 5,0 l/100km — e mesmo os 5,6 l/100km do 1.6 THP de 208cv são um valor muito baixo tendo em conta a potência debitada. A cereja no topo é o 1.6 Blue HDi de 100cv. Com este propulsor, o Peugeot 208 estabeleceu recentemente um novo recorde de consumos em longa distância, homologado pelo organismo francês UTAC (Union Technique de l’Automobile, du Motocycle et du Cycle), tendo percorrido em circuito 2152km a uma média de 2,0 l/100km. Claro que estes valores, e até mesmo a média oficial de 3,4 l/100km, serão impossíveis de conseguir na condução do dia-a-dia. Ainda assim, em estrada ou auto-estrada, dentro dos limites legais de velocidade, é possível fazer médias de 4,0 l/100km ou inferiores. Mas face às performances e consumos reduzidos dos motores a gasolina, bem como ao preço inferior, a Peugeot prevê que o mix de vendas seja 70% gasolina e 30% gasóleo.

Para além da caixa manual de cinco velocidades (seis relações no Blue HDi de 120cv e 1.6 THP de 208cv), o 1.2 de 110cv a gasolina, por mais 1300€, pode ter uma eficiente caixa automática de seis, que proporciona maior conforto de condução, com performances ligeiramente superiores e os mesmos consumos e emissões.

O renovado Peugeot 208 está, em média, 150€ mais caro que o anterior, mas as melhorias no design e no equipamento justificam a diferença. É que, com esta renovação, o construtor francês pretendeu dar um toque mais premium ao seu utilitário, que passou por uma nova grelha com visual tridimensional, novas ópticas com faróis bicolores e luzes traseiras em LED, laterais esculpidos, uma frente mais musculada, pára-choques modificados e novas jantes de liga leve de 16’’.

O toque de classe extra é conferido pelas novas pinturas: para além de uma cor Orange Power, são propostos, por 800€, dois novos tons mate acetinado com textura rugosa, Ice Grey e Ice Silver, que, além de conferirem ao 208 um visual sofisticado, têm, segundo a marca, maior resistência a riscos e arranhões.

No interior, o tablier, que incorpora um ecrã táctil colorido de 7’’, tem um tacto rugoso e macio, notando-se o cuidado nos acabamentos. As luzes interiores são em LED e o sistema multimédia foi actualizado, incluindo agora a função Mirror Screen, isto é, o mirror link, transposição para o ecrã táctil das funcionalidades de um smartphone emparelhado.

--%>