Fugas - Motores

  • Rui Gaudêncio
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Um arrojado SUV híbrido num mar de tubarões diesel

O NX 300h é comercializado com opção de três níveis de equipamento. Para as nossas voltas calhou-nos a versão mais bem equipada, com direito a todos os extras e mais alguns pozinhos: oito airbags monitor da pressão dos pneus, sistemas de segurança de pré-colisão, cruise control adaptativo desde os 0 km/h, assistência à manutenção na faixa de rodagem, luzes automáticas de máximos, monitor de ângulo morto, câmaras de visão a 360º, alerta de trânsito em marcha-atrás e faróis em LED com iluminação em curva, etc. etc.

PORMENORES

Aprumado

Não é só do lado de fora que se denotam rasgos de originalidade e de vontade de sair fora da caixa. “Uau! Parece um avião”, diz-nos alguém, enquanto percorre o carro da frente para trás, de trás para a frente. No interior há detalhes que evidenciam a vontade da Lexus em colocar este SUV em pé de igualdade com verdadeiras feras do mercado premium. É o caso do pequeno e delicado relógio analógico mesmo no centro do tablier que nos remete para um ambiente clássico.

Desarrumado

Funcionalidades não lhe faltam. Mas também não falta um sem fim de botõezinhos condizentes. Mentira! Para a mesma funcionalidade não é raro encontrar mais que um botão. Muito acharão tal profusão de comandos muito útil. Mas não é difícil de adivinhar: outros tantos andarão perdidos até encontrarem o que de facto pretendem. E a páginas tantas até se atira a toalha ao chão e fica-se pela condução tirando partido do que o carro melhor oferece: conforto.

Espaçoso

Se a ideia é sentar três pessoas nos lugares traseiros, então o melhor é passar já para o carro mais adiante: o lugar do meio é incómodo, quer pelo assento e encosto sobressaídos quer pelas saídas de ar que se têm de arrumar entre pernas. No entanto, se este terceiro lugar for descartável, o NX revela dotes que fazem de si um óptimo aliado para viagens, mesmo as mais longas. Os bancos são confortáveis e o espaço, tanto à frente como atrás, é suficiente para que ninguém se sinta apertado.

Tecnológico

Não faltam sistemas que coloquem este veículo entre os mais tecnológicos do seu segmento. Aliás, as opções de info-entretenimento são muito completas. No entanto, a opção de incluir um touchpad, semelhante aos que são usados como ratos num computador portátil, não acrescenta nada de muito interessante. A não ser que a concentração esteja voltada para ali, não são poucas as vezes em que se desiste de explorar o sistema com o touchpad, indo directamente ao ecrã.

BARÓMETRO

+ Equipamento, conforto, posição de condução, estética
- Excesso de comandos para as funcionalidades existentes, tablier confuso

FICHA TÉCNICA

Mecânica
Motor de Combustão
Cilindrada: 2494cc
Potência: 155 @ 5700rpm
Binário: 210 Nm @ 4200-4400 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Combustível: Gasolina
Propulsão Híbrida
Potência combinada: 197 cv
Motor eléctrico dianteiro
Potência: 143cv
Binário: 270 Nm
Motor eléctrico traseiro
Potência: 68cv
Binário: 139 Nm
Baterias: Hidretos de Níquel Metálicos
Tracção: Integral
Caixa: Variável Contínua
Controlada Electronicamente
(E-CVT)
Suspensão: Tipo McPherson com molas em espiral, à frente; duplo braço triangular, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Travões: Discos ventilados à frente e discos sólidos atrás

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