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Novo Audi Q7: Luxo à grande e à alemã

Por João Palma

A segunda geração do Q7, o maior dos SUV de luxo da Audi, estreia muitas novidades. Entre novos equipamentos e motores, realce para um híbrido plug-in com 56km de autonomia em modo 100% eléctrico, previsto para Fevereiro de 2016.

O novo Audi Q7, o navio-almirante da linha de SUV premium da marca alemã, que inclui ainda os Q3 (o menor) e Q5 (o médio), já está à venda em Portugal, substituindo a primeira geração de 2009. No lançamento, com o mesmo preço de 88.190€ para a versão de cinco lugares, terá dois motores, um a gasolina, V6 de 2995cc e 333cv e outro a gasóleo, cujo propulsor V6 de 2967cc debita 272cv. Ambas as motorizações têm tracção integral quattro e caixa automática Tiptronic de conversor de binário com oito relações.

Tal como o primeiro Q7, o novo pode ter cinco ou, em opção, sete lugares. O custo adicional da terceira fila de bancos (que são eléctricos, tal como os das duas outras filas) é de 2103€ (gasolina) ou 2219€ (gasóleo). Na versão de sete lugares, a segunda fila de bancos desliza longitudinalmente até 110mm.

Para além das duas motorizações disponíveis no lançamento, no final do ano virá uma variante do 3.0 TDI diesel com 218cv, de consumos e emissões ainda mais reduzidos, que será a entrada de gama. Mas o “bombom”, em termos de motores, fará a sua aparição em Fevereiro de 2016: o Audi Q7 e-tron quattro, o primeiro híbrido plug-in do mundo com motor diesel de seis cilindros e tracção integral quattro.

Para este veículo, a Audi anuncia um consumo médio de apenas 1,7 l/100km e emissões de CO2 abaixo dos 50 g/km. Ao motor 3.0 TDI com 258cv associa-se um motor eléctrico de 128cv, sendo a potência total do conjunto 373cv. O Q7 e-tron acelera dos 0 aos 100km em 6,0s e tem uma velocidade máxima de 225 km/h. O valor mais importante, porém, é a sua autonomia em modo 100% eléctrico: 56 quilómetros, o que cobre as necessidades diárias de deslocações da grande maioria das pessoas. Este veículo está dotado de uma bomba de calor, o que poupa energia para aquecimento e ar condicionado, podendo o condutor aquecer ou arrefecer o carro antes de entrar nele através de uma app do smartphone. Com toda esta tecnologia, será o mais caro Q7, mas como o preço ainda não está definido, resta saber se essa diferença não poderá ser compensada em termos de poupança de combustível.

Os motores V6 foram completamente revistos, tendo um desempenho superior e uma poupança de combustível até 28%. Uma recém-desenvolvida transmissão Tiptronic de oito relações com diferencial central autoblocante está mais suave, rápida, leve e eficiente. Leveza é também a característica deste novo SUV, que pesa menos 325kg que o modelo anterior, graças à utilização de novos materiais e de um chassis totalmente novo – estreia a nova plataforma MLB do grupo, que posteriormente será usada em outros veículos, nomeadamente no Audi A4. Também são novas a suspensão e a direcção. A baixa velocidade, as rodas traseiras giram no sentido contrário às dianteiras, o que facilita as manobras.

A segunda geração do Audi Q7, com 5052mm de comprimento, 1968mm de largura e 1741mm de altura é 34mm mais curta e 15mm mais estreita que a antecessora. As linhas horizontais do seu design dinâmico e musculado, com uma nova grelha frontal tridimensional, fazem com que pareça ainda mais pequeno. Mas se encolheu por fora cresceu por dentro, tendo agora mais espaço no habitáculo e uma mala de 890 litros na configuração de cinco lugares (295 litros com sete lugares).

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