Fugas - Motores

  • Patrícia Martins

Continuação: página 2 de 2

Um funcional e despachado citadino sem artifícios

BARÓMETRO
Relação qualidade/preço, nível de equipamento
- Abundância de plásticos duros, consumos

PORMENORES

Em segurança
O Opel Karl tornou-se a entrada de gama da Opel, constituindo o modelo mais barato da casa de Rüsselsheim. No entanto, para o mercado europeu, o Karl não poupou em sistemas de segurança, estando bem equipado de série. Além de seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cabeça à frente e atrás), a segurança inclui sistema antibloqueio de travagem, distribuição electrónica da força da travagem, assistente de arranque em subidas, aviso de colocação de cinto de segurança para todos os lugares, controlo de estabilidade, cruise control com limitador de velocidade, fixações Isofix e desactivação do airbag do passageiro para colocação de cadeirinha de criança.

Ligado
Sistema de rádio AM/FM, ligação por Bluetooth a sistemas de áudio externos, emparelhamento com o telemóvel. Funcionalidades cada vez mais importantes para quem passa muito tempo dentro do carro e que no caso do Karl chegam de série. Mais interessante será a integração, a partir de Janeiro de 2016, do sistema Intellilink, com ecrã táctil, que pode ser acoplado ao OnStar que reúne, num único serviço, conectividade, localização do carro e assistência em viagem, podendo ainda integrar um hotspot Wi-Fi 4G.

Para cinco 
Há uns anos os fabricantes automóveis consideraram que se alguém procura um citadino é porque anda sozinho no carro. Vai daí, aboliram as cinco portas e tiraram um cinto ao banco traseiro. O Karl, como outros nos últimos tempos têm vindo a fazer (caso do Celerio, por exemplo) arrepia caminho e chega com cinco portas (as portas traseiras, refira-se, são de abertura ampla, facilitando os movimentos se houver necessidade de prender cadeirinhas) e cinco cintos. Dadas as suas dimensões poder-se-ia achar que três passageiros iriam totalmente apertados no banco traseiro — mas a ergonomia do assento facilita a presença de um terceiro ocupante e o espaço é sabiamente aproveitado. 

Bem calçado
Num mercado em que os pneus são muitas vezes desvalorizados, é agradável constatar que a Opel não enveredou pelo caminho da poupança fácil. Os quatro pneus de origem chegam com o selo Continental. Já sob o alçapão da mala esconde-se um kit de reparação de furos — o recomendável pneu sobressalente está disponível, mas por um extra de 60€.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 999cc

Potência: 75cv @ 6500rpm

Binário: 95 Nm @ 4500rpm

Cilindros: 3 em linha

Válvulas: 12

Combustível: Gasolina

Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais, à frente; duplo braço triangular, atrás

Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica

Travões: Discos ventilados à frente; tambor atrás

Dimensões

Comprimento: 3675mm

Largura: 1604mm

Altura: 1476mm

Distância entre eixos: 2385mm

Peso: 939kg

Capac. depósito: 32 litros

Capac. mala: 215 (1013, com bancos rebatidos)

Prestações

Velocidade máxima: 170 km/h

Aceleração 0 a 100 km/h: 13,9s

Consumo ponderado: 4,5 l/100 km

Emissões de CO2: 104 g/km (Euro 6)

Preço:  11.850€ (inclui oferta de Pack Style no valor de 450€)

* Dados do construtor 

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim

Controlo electr. estabilidade: Sim

Controlo tracção: Não

Airbags frontais: Sim

Airbags laterais: Sim, dianteiros

Airbags de cortina: Sim, dianteiros e traseiros

Auxílio arranque subida: Sim

Sistema Isofix: Sim

Aviso colocação de cinto: Sim

Monitorização da pressão de pneus: Sim

Aviso de saída de faixa de rodagem: Sim (Pack Style, oferta)

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim, à frente

Vidros escurecidos: Não (Opção, 150€)

Fecho central: Sim

Comando à distância: Sim

Entrada sem chave e arranque por botão: Não

Retrovisores com reg. eléctrica: Sim

Bancos dianteiros aquecidos: Não (Opção Pack Inverno, 350€)

Bancos dianteiros ajustáveis electr: Não

Bancos traseiros rebatíveis: Sim, 60/40

Volante regulável: Sim, em altura 

Volante em pele: Não (Opção Pack Inverno, 350€)

Rádio AM/FM: Sim

Comandos de rádio e telefone no volante: Sim

Conexões Bluetooth e USB: Sim

Ar condicionado: Sim, manual

Estofos e bancos em pele: Não

Regulador/limitador de velocidade: Sim

Cruise control: Sim

Computador de bordo: Sim

Jantes em liga leve: Não (liga estrutural 15’’, Pack Style, oferta)

Navegação por GPS: Não

Sensores de luz e de chuva: Não

Monitor de assistência ao estacionamento: Não

Sensores de estacionamento: Não (Opção, 300€)

Faróis de nevoeiro: Sim, com luz de curva (Pack Style, oferta)

Luzes de dia: Sim

Tecto Panorâmico: Não

--%>