BARÓMETRO
+ Relação qualidade/preço, nível de equipamento
- Abundância de plásticos duros, consumos
PORMENORES
Em segurança
O Opel Karl tornou-se a entrada de gama da Opel, constituindo o modelo mais barato da casa de Rüsselsheim. No entanto, para o mercado europeu, o Karl não poupou em sistemas de segurança, estando bem equipado de série. Além de seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cabeça à frente e atrás), a segurança inclui sistema antibloqueio de travagem, distribuição electrónica da força da travagem, assistente de arranque em subidas, aviso de colocação de cinto de segurança para todos os lugares, controlo de estabilidade, cruise control com limitador de velocidade, fixações Isofix e desactivação do airbag do passageiro para colocação de cadeirinha de criança.
Ligado
Sistema de rádio AM/FM, ligação por Bluetooth a sistemas de áudio externos, emparelhamento com o telemóvel. Funcionalidades cada vez mais importantes para quem passa muito tempo dentro do carro e que no caso do Karl chegam de série. Mais interessante será a integração, a partir de Janeiro de 2016, do sistema Intellilink, com ecrã táctil, que pode ser acoplado ao OnStar que reúne, num único serviço, conectividade, localização do carro e assistência em viagem, podendo ainda integrar um hotspot Wi-Fi 4G.
Para cinco
Há uns anos os fabricantes automóveis consideraram que se alguém procura um citadino é porque anda sozinho no carro. Vai daí, aboliram as cinco portas e tiraram um cinto ao banco traseiro. O Karl, como outros nos últimos tempos têm vindo a fazer (caso do Celerio, por exemplo) arrepia caminho e chega com cinco portas (as portas traseiras, refira-se, são de abertura ampla, facilitando os movimentos se houver necessidade de prender cadeirinhas) e cinco cintos. Dadas as suas dimensões poder-se-ia achar que três passageiros iriam totalmente apertados no banco traseiro — mas a ergonomia do assento facilita a presença de um terceiro ocupante e o espaço é sabiamente aproveitado.
Bem calçado
Num mercado em que os pneus são muitas vezes desvalorizados, é agradável constatar que a Opel não enveredou pelo caminho da poupança fácil. Os quatro pneus de origem chegam com o selo Continental. Já sob o alçapão da mala esconde-se um kit de reparação de furos — o recomendável pneu sobressalente está disponível, mas por um extra de 60€.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 999cc
Potência: 75cv @ 6500rpm
Binário: 95 Nm @ 4500rpm
Cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12
Combustível: Gasolina
Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais, à frente; duplo braço triangular, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Travões: Discos ventilados à frente; tambor atrás
Dimensões
Comprimento: 3675mm
Largura: 1604mm
Altura: 1476mm
Distância entre eixos: 2385mm
Peso: 939kg
Capac. depósito: 32 litros
Capac. mala: 215 (1013, com bancos rebatidos)
Prestações
Velocidade máxima: 170 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 13,9s
Consumo ponderado: 4,5 l/100 km
Emissões de CO2: 104 g/km (Euro 6)
Preço: 11.850€ (inclui oferta de Pack Style no valor de 450€)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo electr. estabilidade: Sim
Controlo tracção: Não
Airbags frontais: Sim
Airbags laterais: Sim, dianteiros
Airbags de cortina: Sim, dianteiros e traseiros
Auxílio arranque subida: Sim
Sistema Isofix: Sim
Aviso colocação de cinto: Sim
Monitorização da pressão de pneus: Sim
Aviso de saída de faixa de rodagem: Sim (Pack Style, oferta)
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim, à frente
Vidros escurecidos: Não (Opção, 150€)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Entrada sem chave e arranque por botão: Não
Retrovisores com reg. eléctrica: Sim
Bancos dianteiros aquecidos: Não (Opção Pack Inverno, 350€)
Bancos dianteiros ajustáveis electr: Não
Bancos traseiros rebatíveis: Sim, 60/40
Volante regulável: Sim, em altura
Volante em pele: Não (Opção Pack Inverno, 350€)
Rádio AM/FM: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Conexões Bluetooth e USB: Sim
Ar condicionado: Sim, manual
Estofos e bancos em pele: Não
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Cruise control: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Não (liga estrutural 15’’, Pack Style, oferta)
Navegação por GPS: Não
Sensores de luz e de chuva: Não
Monitor de assistência ao estacionamento: Não
Sensores de estacionamento: Não (Opção, 300€)
Faróis de nevoeiro: Sim, com luz de curva (Pack Style, oferta)
Luzes de dia: Sim
Tecto Panorâmico: Não