Fugas - Motores

  • Patrícia Martins
  • Patrícia Martins
  • Patrícia Martins
  • Patrícia Martins
  • Patrícia Martins

Continuação: página 2 de 2

Um diesel poupado e funcional servido a três cilindros

BARÓMETRO

+ Consumos, funcionalidade, vida a bordo, conforto em viagem, insonorização do habitáculo
- Preço da versão mais equipada, recuperações, ruído do motor tricilíndrico.

PORMENORES

Poupado
Equipado com o bloco tricilíndrico, com uma cilindrada de 1120 cm3, o Hyundai i20 distingue-se pela sua capacidade de poupança. Com mais de 500km cumpridos, o pequeno ponteiro do mostrador do nível de depósito ainda não tinha caído para baixo de metade. Por isso não é difícil acreditar na média anunciada de quatro litros aos cem quilómetros. De lamentar apenas o ruído produzido por este diesel quando em baixas rotações. Felizmente o habitáculo beneficia de uma muito boa insonorização e mal se dá por ele. Com o tecto de abrir e janelas fechadas, claro.

Simples e funcional
Os interiores do Hyndai i20 primam pela simplicidade, mas nem por isso se mostram descuidados. Tudo parece estar no sítio certo e não é nada difícil encontrar o que se procura, com os comandos para as diferentes necessidades bem separados. De sublinhar pela positiva a construção cuidada e os materiais escolhidos.

Espaçoso
Com o crescimento de todo o carro — está mais comprido e mais largo (embora mais baixo) que o modelo anterior, com particular destaque para a distância entre eixos, que cresceu 45mm, para 2570mm. Este aumento beneficiou passageiros traseiros (que conseguem ter mais espaço para as pernas) e a mala. O porta-bagagem, além de exibir um desenho que potencia a arrumação, tem uma capacidade muito boa para o segmento em que se insere: 326 litros, o que o coloca entre os veículos de semelhantes dimensões com maior porta-bagagem. 

Confortável
Além de espaçoso, o interior do carro prima pelo conforto. Atrás, dois passageiros encontram uma posição sobejamente cómoda para uma longa viagem e, para trajectos mais curtos, é possível ocupar o lugar do meio sem que niguém se sinta claustrofóbico. À frente, além do espaço e do bem-estar, é de destacar o desenho dos bancos, que potenciam um excelente apoio ao nível lombar. Para o condutor é fácil encontrar uma posição, tirando partido não só da coluna de direcção ajustável como da regulação do banco que também pode ser feita em altura.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1120cc

Potência: 75cv às 4000 rpm

Binário: 180 Nm entre as 1750 e as 2500 rpm

Cilindros: 3 em linha

Válvulas: 12

Combustível: Gasóleo

Alimentação: Injecção directa por rampa comum, Turbo de geometría variável, Intercooler

Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais, à frente; duplo braço triangular, atrás

Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica

Travões: Discos ventilados à frente; discos atrás

Dimensões

Comprimento: 4035mm

Largura: 1734mm

Altura: 1474mm

Distância entre eixos: 2570mm

Peso: 1143kg

Capac. depósito: 50 litros

Capac. mala: 326 (1042, com bancos rebatidos)

Pneus: 195/55 R16 (inclui pneu sobressalente temporário)

Prestações

Velocidade máxima: 159 km/h

Aceleração 0 a 100 km/h: 16,0s

Consumo médio: 4,0 l/100 km

Emissões de CO2: 103 g/km (Euro 6)

Preço: 14.000 (versão ensaiada, 21.472,38€)

* Dados do construtor

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim, com Distribuição da força de travagem e Sistema de assistência à travagem

ESP: Sim

VSM (Gestão de estabilidade do veículo): Sim

Ajuda arranque em subidas: Sim

Airbags dianteiros: Sim (condutor, e passageiro)

Airbags laterais: Sim

Airbags de cortina: Sim

Assistente faixa de rodagem: Sim

Isofix para cadeira criança: Sim

Aviso pressão pneus: Sim

Vida a bordo

Comando à distância: Sim

Vidros eléctricos: Sim, à frente e atrás

Direcção assistida: Sim

Auto Cruise Control: Sim

Limitador de velocidade: Sim

Computador de bordo: Sim

Volante regulável: Sim, em altura e profundidade

Volante e punho em pele: Sim

Bancos com regulação em altura: Sim, condutor

Banco tras.rebatível: Sim, 60/40

Bancos em pele: Não

Ar condicionado: Sim, auto

Rádio com RDS, CD, MP3 e comandos no volante: Sim

Bluetooth: Sim

Porta AUX + USB: Sim

Espelho retrovisor electrocromático: Sim

Retrovisores ext. aquecidos: Sim

Retrovisores exteriores rebatíveis electricamente: Sim

Luzes diurnas em LED: Sim

Luzes Follow me home: Sim

Faróis de nevoeiro: Sim

Luz de curva: Sim

Porta-luvas com iluminação: Sim

Porta-luvas c/ refrigeração: Sim

Alarme periférico: Sim

Sensor de chuva/luz: Sim

Sensores de ajuda ao estacionamento: Sim, traseiros

Tecto de abrir eléctrico e panorâmico: Sim

Versão ensaiada: Panorama + Dock Station 1.1 CRDi 75 CV; versão fotografada: i20 Comfort 1.2 84 CV

--%>