BARÓMETRO
+ Consumos, funcionalidade, vida a bordo, conforto em viagem, insonorização do habitáculo
- Preço da versão mais equipada, recuperações, ruído do motor tricilíndrico.
PORMENORES
Poupado
Equipado com o bloco tricilíndrico, com uma cilindrada de 1120 cm3, o Hyundai i20 distingue-se pela sua capacidade de poupança. Com mais de 500km cumpridos, o pequeno ponteiro do mostrador do nível de depósito ainda não tinha caído para baixo de metade. Por isso não é difícil acreditar na média anunciada de quatro litros aos cem quilómetros. De lamentar apenas o ruído produzido por este diesel quando em baixas rotações. Felizmente o habitáculo beneficia de uma muito boa insonorização e mal se dá por ele. Com o tecto de abrir e janelas fechadas, claro.
Simples e funcional
Os interiores do Hyndai i20 primam pela simplicidade, mas nem por isso se mostram descuidados. Tudo parece estar no sítio certo e não é nada difícil encontrar o que se procura, com os comandos para as diferentes necessidades bem separados. De sublinhar pela positiva a construção cuidada e os materiais escolhidos.
Espaçoso
Com o crescimento de todo o carro — está mais comprido e mais largo (embora mais baixo) que o modelo anterior, com particular destaque para a distância entre eixos, que cresceu 45mm, para 2570mm. Este aumento beneficiou passageiros traseiros (que conseguem ter mais espaço para as pernas) e a mala. O porta-bagagem, além de exibir um desenho que potencia a arrumação, tem uma capacidade muito boa para o segmento em que se insere: 326 litros, o que o coloca entre os veículos de semelhantes dimensões com maior porta-bagagem.
Confortável
Além de espaçoso, o interior do carro prima pelo conforto. Atrás, dois passageiros encontram uma posição sobejamente cómoda para uma longa viagem e, para trajectos mais curtos, é possível ocupar o lugar do meio sem que niguém se sinta claustrofóbico. À frente, além do espaço e do bem-estar, é de destacar o desenho dos bancos, que potenciam um excelente apoio ao nível lombar. Para o condutor é fácil encontrar uma posição, tirando partido não só da coluna de direcção ajustável como da regulação do banco que também pode ser feita em altura.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1120cc
Potência: 75cv às 4000 rpm
Binário: 180 Nm entre as 1750 e as 2500 rpm
Cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por rampa comum, Turbo de geometría variável, Intercooler
Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais, à frente; duplo braço triangular, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Travões: Discos ventilados à frente; discos atrás
Dimensões
Comprimento: 4035mm
Largura: 1734mm
Altura: 1474mm
Distância entre eixos: 2570mm
Peso: 1143kg
Capac. depósito: 50 litros
Capac. mala: 326 (1042, com bancos rebatidos)
Pneus: 195/55 R16 (inclui pneu sobressalente temporário)
Prestações
Velocidade máxima: 159 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 16,0s
Consumo médio: 4,0 l/100 km
Emissões de CO2: 103 g/km (Euro 6)
Preço: 14.000 (versão ensaiada, 21.472,38€)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim, com Distribuição da força de travagem e Sistema de assistência à travagem
ESP: Sim
VSM (Gestão de estabilidade do veículo): Sim
Ajuda arranque em subidas: Sim
Airbags dianteiros: Sim (condutor, e passageiro)
Airbags laterais: Sim
Airbags de cortina: Sim
Assistente faixa de rodagem: Sim
Isofix para cadeira criança: Sim
Aviso pressão pneus: Sim
Vida a bordo
Comando à distância: Sim
Vidros eléctricos: Sim, à frente e atrás
Direcção assistida: Sim
Auto Cruise Control: Sim
Limitador de velocidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante e punho em pele: Sim
Bancos com regulação em altura: Sim, condutor
Banco tras.rebatível: Sim, 60/40
Bancos em pele: Não
Ar condicionado: Sim, auto
Rádio com RDS, CD, MP3 e comandos no volante: Sim
Bluetooth: Sim
Porta AUX + USB: Sim
Espelho retrovisor electrocromático: Sim
Retrovisores ext. aquecidos: Sim
Retrovisores exteriores rebatíveis electricamente: Sim
Luzes diurnas em LED: Sim
Luzes Follow me home: Sim
Faróis de nevoeiro: Sim
Luz de curva: Sim
Porta-luvas com iluminação: Sim
Porta-luvas c/ refrigeração: Sim
Alarme periférico: Sim
Sensor de chuva/luz: Sim
Sensores de ajuda ao estacionamento: Sim, traseiros
Tecto de abrir eléctrico e panorâmico: Sim
Versão ensaiada: Panorama + Dock Station 1.1 CRDi 75 CV; versão fotografada: i20 Comfort 1.2 84 CV