Fugas - Motores

Daniel Rocha

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Um atentado à razão que personifica um hino à paixão

A conversa muda de figura assim que entramos no habitáculo — no seu interior a palavra agressivo não se adequa a nada. Tudo é muito robusto, sim. Mas suave e confortável. Sobretudo para os passageiros da frente que tiram proveito dos bancos tipo baquet, extremamente confortáveis e com um excelente apoio. Isso é ainda mais evidente para o condutor que conta com uma regulação fácil tanto do assento como da coluna de direcção, atingindo em poucos segundos a posição ideal de condução. Nos lugares de trás é possível sentar três adultos, graças à ausência de túnel de transmissão, embora o passageiro do meio não encontre tanto conforto.

Mas, no caso do X5 M ensaiado, o desconforto era minimizado pelos ecrãs localizados nas costas dianteiras e que estava equipado com acesso a televisão. Claro que estes equipamentos não são luxos baratos e este especificamente só se consegue desembolsando mais de três mil euros (2146,34€ para a integração do sistema e 967,48€ pela função de TV). Aliás, como se pode ver pela lista de equipamento, poucas são as comodidades que não se pagam. E se umas parecem óbvias, a conectividade por Bluetooth e USB (422,76€), por exemplo, parece um abuso. 

(Des)travado

Quando se pisa o acelerador com um bocadinho de mais brusquidão, é vê-lo a sair disparado, quase ganhando vida própria. De tal maneira que até assusta — como parar um monstro de quase duas e toneladas e meia depois de lhe dar corda. No entanto, neste BMW X5 M nada é feito ao acaso. E se tem potência para ser completamente destravado, também tem travões para aguentar a besta. E nem por um segundo se pensa estar a correr algum risco — tudo neste carro inspira segurança. 

Anti-tédio

Podemos tentar os velhos jogos de contar matrículas e cantar todo o repertório do Festival da Canção desde os primórdios. Ainda assim é fatal: quando já se pensava ter conquistado os miúdos, surge a pergunta: “Falta muito?” Algo que não aconteceu nesta última viagem. Miúdos e o graúdo sentados no banco de trás aguentaram estoicamente quatro horas de estrada e alguns engarrafamentos de Verão. Tudo graças ao sistema de entretenimento — caro, é verdade, mas tão, tão eficiente como babysitter. 

Personalizável

É cada vez mais comum conseguir-se personalizar um carro ao nosso gosto. Mas todos os M — e o X5 não é excepção — elevam essa personalização, dada a possibilidade de aliar diferentes modos numa só condução. Por exemplo, uma direcção em modo desportivo a um chassis confortável; uma resposta do motor em Sport + (que desliga o EPS) a uma caixa em modo apenas Sport. Melhor: é possível memorizar dois programas diferentes e alternar entre eles à distância de um botão incrustado no volante. 

Um mimo no verão

À primeira vista nem se dá por ele, tal a forma como o forro do tecto está bem disfarçado. Mas um pequeníssimo botão denuncia a sua existência — um tecto panorâmico, transversal a todo o carro, complementado por um tecto de abrir eléctrico que se consegue ter aberto até três quartos. E subitamente um carro agressivo e algo sisudo transforma-se num objecto de pura diversão.

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