Fugas - Motores

Daniel Rocha

Continuação: página 2 de 2

Este carrinho não é para “velhinhos”

Só tendo regulação em altura do volante, isso é compensado parcialmente pelo ajuste em altura e profundidade do banco do condutor. No entanto, se quem se senta ao volante tiver 1,80m ou mais, isso vai reflectir-se no espaço disponível atrás. O Peugeot 108 que conduzimos tinha três portas e, embora os bancos da frente deslizem e rebatam, o acesso aos lugares traseiros pode ser difícil para pessoas mais idosas ou com menor flexibilidade. Para esses, recomenda-se a configuração de cinco portas. A mala, com 227 litros (780 litros com os bancos traseiros rebatido), tem um formato regular, parecendo que até tem maior capacidade, como comprovámos quando a enchemos na totalidade. Sob a mala, encontra-se uma roda sobresselente, algo de positivo e honesto face à questionável inclusão de kits antifuro seguida por outras marcas, até em veículos de muito maiores dimensões e capacidade.

Por fim, para além de um visual apelativo e uma motorização competente, este Peugeot 108 com o nível de topo, Allure, vem bem equipado de série face ao segmento em que se insere: faróis de nevoeiro, jantes de liga leve de 15’’, ar condicionado, limitador de velocidade, vidros dianteiros eléctricos, luzes de dia em LED, sensor de pressão de pneus, óculo e vidros traseiros escurecidos, ecrã táctil de 7’’ multifunções, incluindo Mirror Screen (o designado mirror link por outras marcas de automóveis, através do qual se pode emparelhar um smartphone, com visualização e accionamento das suas funcionalidades, como, por exemplo, o sistema de navegação), comandos no volante, etc. Aliás, de todos os opcionais com que o carro que conduzimos vinha equipado, o único que não dispensaríamos era a câmara de visão traseira. O resto era conveniente ou visualmente atractivo mas não contribuía para a melhoria das performances do veículo.

Ficha técnica*

Motor: 1199c, 3 cil., 12 válv.
Potência: 82cv às 5750 rpm
Binário: 118 Nm às 2750 rpm
Transmissão: Caixa manual com 5 velocidades
Veloc. máxima: 170 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,9s
Consumo médio: 4,3 l/100km
Combustível: Gasolina
Emissões de CO2: 99 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 13.220€ (veículo ensaiado, 14.630€)

* Dados do construtor

--%>