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Mazda2 com novo e económico motor diesel

Por João Palma

A Mazda cumpriu a “ameaça” feita no lançamento da nova geração do seu utilitário e juntou agora às três variantes do bloco 1.5 a gasolina um motor a gasóleo. Com baixos consumos, é uma opção adequada para quem faça muitos quilómetros.

A quarta geração do Mazda2, um hatchback de cinco portas e cinco lugares do segmento B, o dos utilitários, lançado em Março deste ano com três variantes de 75cv, 90cv e 115cv de um mesmo bloco de 1496cc a gasolina, recebe agora uma (já prometida no lançamento) nova adição à gama de motores, com um propulsor a gasóleo de 1499cc e 105cv de potência. O Mazda2 diesel só está disponível a partir do nível médio de equipamento, Evolve, com preços a começar nos 19.297€.

É, no fundo, uma questão psicológica, mas os portugueses dão muito mais importância ao que pagam na hora de abastecer o carro do que ao investimento inicial na compra do mesmo. Por isso, segundo um estudo da revista Auto Hoje, 66,6% dos veículos vendidos em Portugal no 1.º semestre de 2015 eram a gasóleo. E embora a tendência se pareça a estar lentamente a inverter, em especial nos citadinos e utilitários, as marcas vêem-se forçadas a procurar satisfazer os gostos dos potenciais clientes.

Por isso, a Mazda pegou neste novo bloco 1.5 a gasóleo, estreado recentemente no pequeno crossover CX-3, e incluiu-o na gama de motores disponíveis para o Mazda2. Mas há que fazer bem as contas: se não se trocar de carro regularmente (e aí há também que contar com o valor de retoma mais alto dos veículos a diesel), quantas dezenas de milhares de quilómetros é preciso fazer para compensar a diferença de mais de 3000€ entre o Mazda 2 Evolve com o motor 1.5 a gasolina de 90cv e o mesmo carro com o propulsor 1.5 a gasóleo de 105cv?

Já para quem faça muitos quilómetros anualmente esta motorização diesel é uma opção a considerar. O novo propulsor é uma evolução do motor 2.2 diesel da Mazda e cumpre a norma Euro 6 de emissões sem necessitar de um catalisador (sempre é menos um componente para substituir a médio/longo prazo).

A taxa de compressão deste motor, 14.0:1, é muito baixa para um diesel (o normal, em média, é 16.0:1) e similar a um propulsor a gasolina. Tendo menos compressão, o bloco pode ter menor peso e dimensões. Os problemas de pressão e temperatura de ignição do gasóleo, decorrentes da menor taxa de compressão, foram solucionados recorrendo a tecnologias inovadoras, nomeadamente novos injectores de combustível.

Na prática, isto traduz-se por maior rapidez de resposta, mesmo a baixas rotações (binário máximo a partir das 1400 rpm), e economia de consumos: num percurso variado, obtivemos uma excelente média de 4,5 l/100km. A inclusão de um sistema Start/Stop de paragem e arranque automáticos do motor, apoiado na tecnologia i-Stop da Mazda que o torna ainda mais eficiente, também contribui para a redução de consumos. O motor vem acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, de relações longas, precisa e de fácil manuseio.

Outro atributo deste propulsor de nova geração é a baixa emissão de ruído, o que contribui para o conforto de condução, em conjunção com uma suspensão que absorve bem as irregularidades do piso mas não deixa o carro adornar em curva — a estabilidade é muito boa tanto em recta como em curva.

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