Fugas - Motores

  • Rene Pieters
  • Rene Pieters

Continuação: página 2 de 2

Mazda2 com novo e económico motor diesel

No habitáculo, destaque para o bom espaço à frente e razoável atrás. A posição de condução é boa, bem como a visibilidade. Nos níveis de equipamento Evolve e Excellence, o Mazda2 vem equipado com um ecrã táctil de 7’’ que inclui as funções de infoentretenimento, as quais também podem ser reguladas por um botão situado na consola atrás da alavanca de velocidades. Com tudo isto, talvez fosse possível eliminar alguns dos muitos comandos situados no volante.

O Mazda2 obteve 4 num máximo de 5 estrelas em testes de Abril de 2015, superando os mínimos requeridos na protecção de ocupantes adultos (86% para 80%), crianças (78% para 75%), peões (84% para 65%), mas sendo penalizado nos dispositivos auxiliares de segurança (64% para 70%) por não dispor de um sistema autónomo de travagem de emergência (AEB – Autonomous Emergency Braking).

No nível Evolve, este utilitário já vem bem equipado, incluindo auxílio ao arranque em subida, cruise control, aviso de saída involuntária de faixa de rodagem, monitor da pressão de pneus além de diversos dispositivos de conforto e vida a bordo. O veículo que conduzimos trazia um sistema de navegação opcional, por uns acessíveis 400€.

Com tudo isto, surpreende que, num nível médio de equipamento como o Evolve, o Mazda2 não traga uns simples sensores de estacionamento, algo de extrema utilidade nas manobras de estacionamento e que já é equipamento comum mesmo em veículos mais baratos de segmento inferior: é que nem sequer está disponível como opção (só existe de série no nível superior, Excellence).

Outro ponto negativo é o facto de a Mazda, neste seu utilitário, ter aderido à lamentável tendência actual de várias marcas de inclusão de um denominado kit de “reparação” de pneus, armazenado onde deveria estar uma roda sobresselente, no espaço sob a bagageira (que tem um prático revestimento amovível de borracha).

FICHA TÉCNICA*

Motor: 1499c, 4 cil., 16 válv.
Potência: 105cv às 4000 rpm
Binário: 220 Nm às 1400-3200 rpm
Transmissão: Caixa manual com 6 velocidades
Veloc. máxima: 178 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,1s
Consumo médio: 3,4 l/100km
Combustível: Gasóleo
Emissões de CO2: 89 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 19.697€ (veículo ensaiado, 19.747€)

* Dados do construtor

 

 

--%>