Fugas - Motores

DR

Continuação: página 2 de 2

Económico não é sinónimo de barato

Não é, porém, para isso que o B 180 CDI está vocacionado. Aliás, este é um caso de veículo que ensina a conduzir de modo económico e por antecipação: vem com um indicador Eco no visor atrás do volante que mostra em percentagem o grau de eficiência de condução que se está a praticar. Outros úteis dispositivos são o Assistente de Prevenção de Colisões (com acendimento de um triângulo vermelho no visor se a distância para o carro da frente é curta), o sistema de alerta e detector de fadiga do condutor e um muito eficiente sistema Start/Stop. Com tudo isto, e tentando obedecer ao indicador Eco, obtivemos uma média de 5,5 l/100km. Frise-se que conduzimos quase sempre a rasar os limites de velocidade permitidos (conduzir por antecipação não significa necessariamente conduzir devagar) e que, em auto-estrada, fizemos médias abaixo dos 5,0 l/100km.

Outros atributos positivos são a estabilidade (em especial em curva) e o conforto proporcionado aos ocupantes, apesar de ser um veículo relativamente alto. A posição de condução é elevada, proporcionando boa visibilidade, e é fácil encontrar a ideal, graças à regulação em altura e profundidade de volante e banco do condutor. O grande ecrã de 8’’ ao centro do tablier do muito completo sistema de infoentretenimento incluía um útil sistema de navegação (opcional, 650€). As funções, como é tradicional na Mercedes, são accionadas e reguladas por um botão situado ao centro da consola, perto do sítio onde é usual situar-se o selector da caixa automática, que, também como é típico da marca, se situa numa manete à esquerda sob o volante — embora pouco comum, é uma localização prática e confortável.

Menos prática e confortável é a insistência da Mercedes em colocar o comando do travão de mão à esquerda, na parte inferior do tablier (junto ao comando da iluminação). Porém, no caso do carro que conduzimos, com a caixa de dupla embraiagem, o problema nunca se pôs — o travão de mão é electrónico e automático: na posição P do selector da caixa e desligando o carro, ele fica accionado; quando se põe o carro em andamento, desconecta-se também automaticamente, pelo que nunca chegámos a accioná-lo manualmente.

FICHA TÉCNICA*

Motor: 1461c, 4 cil., 8 válv.
Potência: 109cv às 4000 rpm
Binário: 260 Nm às 1750-2500 rpm
Transmissão: Caixa manual com 5 velocidades
Veloc. máxima: 170 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,6s
Consumo médio: 4,0 l/100km
Combustível: Gasóleo
Emissões de CO2: 104 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 33.000€ (veículo ensaiado, 40.060€)

* Dados do construtor

--%>