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O pneu mais desportivo de sempre da Continental

Por João Palma

Foi muito mais que a apresentação de um produto final, com os usuais testes de travagem e condução em seco e molhado. Os responsáveis da Continental foram além e mostraram todas as etapas da criação do seu novo pneu superdesportivo.

O SportContact 6 é um novo pneu superdesportivo fabricado pela Continental para carros de alta performance, como Porsche 911, Audi R8 e S3, Honda Civic Type R, Volkswagen Golf GTR, Mercedes AMG, BMW M, etc. Este pneu UHP (Ultra Alta Performance) estará disponível a partir de Outubro (já se aceitam encomendas), em 41 medidas para jantes de 19’’ a 23’’, com um único índice de velocidade: ZR (> 240 km/h). Algumas destas medidas serão fabricadas em Portugal, na fábrica de Lousado da Continental.

A fábrica de Lousado, uma das 17 da Continental espalhadas por 17 países em cinco continentes, é uma das unidades de produção de referência do fabricante alemão de pneus. E por isso tem competência para produzir o que é o mais sofisticado pneu criado pela Continental até ao momento. Mas não é só pela qualidade que a fábrica de Lousado se distingue: em 2014 produziu 17 milhões de pneus (96% destes para exportação), mais de seis vezes o consumo total em Portugal de pneus para veículos ligeiros.

Sendo um pneu que representa o “estado da arte” da Continental, os responsáveis da marca alemã procuraram ir mais além dos usuais testes de condução e travagem em seco e molhado. Não só descreveram todos os passos na criação do seu novo pneu superdesportivo — composição química e desenho da banda de rodagem bem como a estrutura do pneu — como possibilitaram aos jornalistas experimentarem e compararem o comportamento das duas versões experimentais antecedentes (designadas Evo 1 e Evo 2) com o produto final.

E foram mais além: num breve exercício, os jornalistas tiveram oportunidade de criar em computador um pneu que obedecesse às características exigidas, jogando com dezenas de elementos (polímeros, materiais de enchimento e resinas) de modo a que a linha de comportamento do pneu se situasse na zona verde de um gráfico. Claro que isto foi uma versão muito simplificada de como se produz um pneu — se fosse só assim, qualquer um, com o programa certo de computador e os ingredientes necessários, poderia fabricar um pneu. Mais, entre as dezenas de frascos expostos contendo os produtos necessários para fabricar um pneu havia um vazio — o do composto secreto.

Mas isto é só o começo: construído o pneu em computador, há que simular o seu comportamento virtual; a fase seguinte são testes de laboratório; segue-se o fabrico de protótipos e os testes em condições reais.

O novo pneu superdesportivo, o sexto de uma linhagem iniciada em 1994, deveria obedecer aos seguintes requisitos: máxima aderência, máximo comportamento em seco e em molhado, máxima estabilidade e segurança, máxima precisão. O protótipo Evo1 tinha uma excelente precisão em seco mas aderência inferior em molhado. Já o Evo 2 tinha boa aderência em molhado mas era menos preciso. Por fim, o SportContact 6 reúne todas as qualidades requeridas a um pneu para equipar carros superdesportivos. A sua superioridade foi comprovada em ensaios comparativos entre os três pneus (sim, eram três pneus diferentes, na construção, composição e desenho da banda de rodagem). Nos parâmetros avaliados pela etiquetagem europeia de pneus, que são apenas três entre as dezenas consideradas pelos fabricantes de pneus, obteve o máximo (A) na travagem em molhado. No ruído obteve 2 ondas (em 3). Já na resistência ao rolamento (economia de combustível) a classificação foi E (de A a G), porque, como é evidente, algo havia de ser sacrificado para se conseguir estabilidade direccional, resistência à aquaplanagem, comportamento e direcção em piso seco e molhado, travagem em seco, máxima aderência e resistência a altas temperaturas (pista). Outros parâmetros em que o SportContact 6 perde para um pneu economizador como o ContiEcoContact 5 são o desgaste e durabilidade. No entanto, face ao ContiSportContact 5P, o novo pneu superdesportivo é superior em todos os parâmetros, incluindo a durabilidade e resistência ao rolamento.

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