Jaguar
Este ano, em Frankfurt, a expressão máxima da correlação do salão com o circo foi obra da Jaguar. Para marcar a sua estreia nos SUV de luxo, com o F-Pace, montou uma gigantesca estrutura – um loop de montanha-russa com 19,08 metros de altura – e, com um piloto de acrobacias ao volante, fez um F-Pace 4x4 V6 a gasolina de 380cv com 1,7 toneladas de peso descrever um arco de 360º, em que, a dado momento, o carro fica literalmente de rodas para o ar: uma proeza registada no Guinness.
Lamborghini
Huracán LP 610-4 Spyder. O desportivo de nome sonante é o destaque da Lamborghini em Frankfurt. Este roadster, de tecto de lona, é impulsionado por um bloco a gasolina de 5.2 litros, com 10 cilindros em V. A aceleração, garante a marca, faz-se em 3,4 segundos dos 0 aos 100 km/h e a velocidade máxima atinge os 325 km/h.
Lexus
O protagonista da marca premium do grupo Toyota é o RX 450h, um grande SUV híbrido em estreia europeia. Para Portugal, com lançamento no final do ano, vem com um sistema propulsor redesenhado, composto por um motor a gasolina V6 3.5 e motorização eléctrica não especificada com 313cv de potência combinada, médias de consumos e emissões de apenas 5,2 l/100km e 120 g/km de CO2.
Mercedes-Benz
A jogar em casa, a Mercedes-Benz apresenta três estreias mundiais: o classe C Coupé, a lançar em Dezembro, o classe S Cabriolet e o protótipo Concept IAA. Mas estes veículos são a ponta do icebergue da “Mercedes Dream Car Collection”, que inclui, entre outros, a segunda geração do todo-o-terreno compacto GLC e a renovação dos classe A e AMG A 45 4Matic.
Opel
Na Opel, o astro é o Astra, nas suas versões berlina e carrinha, com motores da nova geração e novas tecnologias como faróis de matriz LED e o sistema de infoentretenimento e auxílio de condução Opel OnStar. Em Portugal, a berlina estará disponível em Novembro e a carrinha em Abril de 2016.
Peugeot
As maiores novidades da marca francesa do grupo PSA são a redução da média de emissões em toda a gama (para um máximo de 110 g/km de CO2, com 23 versões anunciadas como as melhores das suas classes); o desportivo 308 GTI by Peugeot Sport, com motor 1.6 THP de 270cv (Novembro em Portugal); o 308 Racing Cup, com 308cv; e o protótipo 308 R Hybrid plug-in com potência combinada de 500cv e autonomia de 50km em modo 100% eléctrico.
Porsche
Nos veículos de produção, o destaque vai para a renovação do 911 com motor 3.0 de duplo turbocompressor, com 370cv para o 911 Carrera e 420cv para o Carrera S e médias de consumo anunciadas de 7,4 l/100km para o Carrera e 7,7 l/100km para o Carrera S, valores de referência para coupés a gasolina com 350cv.
Renault
Na marca francesa, os protagonistas são a quarta geração do Mégane e o novo Talisman. A primeira chega a Portugal em Janeiro de 2016 e usa a nova plataforma modular CMF da Aliança Renault/Nissan, com motores 1.6 dCi de 110cv e 130cv. Já o veículo do segmento D, que substitui o Laguna, deverá ser lançado ainda este ano na versão berlina. A carrinha chegará em Abril de 2016.