Fugas - Motores

  • Kai Pfaffenbach/Reuters
  • Kai Pfaffenbach/Reuters
  • DR

Salão de Frankfurt

Por João Palma

A par dos veículos “reais”, Frankfurt serve também para antever o futuro da indústria com alguns carros de sonho que nunca passarão disso.

Se um salão automóvel é o sítio a ir para saber o que irá povoar em breve a realidade das estradas, também é o lugar de excelência para conhecer verdadeiros carros de sonho: os protótipos ou, na expressão inglesa que melhor os define, os concepts. Mas se alguns não passarão de ensaios mais ou menos oníricos, outros, como alguns sonhos, também se podem tornar realidade. Apresentamos alguns desses carros que estiveram patentes em Frankfurt, uns mais viáveis que outros.

O protótipo Vision Gran Turismo Concept da Bugatti foi criado como carro virtual para o jogo Gran Turismo mas a marca decidiu dar-lhe corpo, num veículo azul em homenagem ao Bugatti Type57 G Tank, vencedor em 1937 e 1939 das 24h de Le Mans. O motor é o W16 que equipa o Veyron e os engenheiros da marca calcularam que o Vision Gran Turismo pode alcançar mais de 400 km/h.

Outro carro espantoso e belíssimo é o protótipo Porsche Mission E, 100% eléctrico, com quatro portas e quatro lugares, um sistema propulsor de 800 volts com uma potência equivalente a 600cv, aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,5s e velocidade máxima de 250 km/h. Mas o melhor é a sua autonomia, 500 quilómetros, e apenas 15 minutos para atingir os 80% de carga máxima da bateria! Para ser comercializado, não lhe falta nada.

E que dizer do Mercedes Concept IAA (Intelligent Aerodynamic Automobile)? Sendo uma sofisticada montra tecnológica de linhas arrebatadoras, este híbrido plug-in de 279cv e velocidade limitada a 250 km/h é um coupé de quatro portas e quatro lugares que muda de dimensões e formas exteriores acima dos 80 km/h com 66km de autonomia em modo 100% eléctrico no Aerodynamic Mode e 62km no Design Mode. Mas não só: este carro é o estado da arte da Mercedes em actuais e futuras tecnologias.

Outro veículo digno de nota é o concept Peugeot Fractal. Um carro eléctrico descapotável de tecto rígido com 2+2 lugares, dois motores de 102cv cada (um em cada eixo, 204cv total), 450km de autonomia e acelerando dos 0 aos 100 km/h em 6,8s. Na traseira uma faixa de LED indica o nível das baterias, recarregáveis por indução (sem cabos). Volante com dois ecrãs tácteis com as funções controladas pelos polegares e um inovador sistema de som tridimensional (atinge o ouvido interno, colocando a audição ao nível do tacto e da visão).
A Toyota apresentou a segunda versão do Concept C-HR, um crossover coupé compacto, com cinco portas e cinco lugares, construído sobre a nova plataforma TNGA (Nova Arquitectura Global da Toyota), que terá um sistema híbrido mais eficiente, o mesmo que será usado no novo Prius. Este protótipo antecipa o futuro crossover compacto da Toyota, que será revelado no Salão de Genebra de 2016.

Outro protótipo que, muito provavelmente, antecipará um veículo de produção em série é o Cactus M da Citroën, a versão descapotável do Cactus, inspirada no antigo Méhari, cuja apresentação causou reacções muito favoráveis. Também exibido pela Citroën foi o Concept Aircross. Estreado em Xangai, trata-se de um SUV híbrido plug-in com design baseado no Cactus, dotado de um motor eléctrico de 95cv no eixo traseiro e um motor a gasolina 1.6 THP de 218cv à frente e que em modo 100% eléctrico tem uma autonomia de 50km.

--%>