Fugas - Motores

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Toyota mantém-se fiel aos híbridos convencionais

Entrevista: Johan Van Zyl (CEO)
Toyota aposta na tecnologia híbrida

Na Europa o diesel predomina nos pequenos familiares e segmentos superiores. Qual é a estratégia da Toyota, que aposta na tecnologia híbrida, para combater esse domínio?
A tecnologia híbrida é ambientalmente muito menos agressiva que o diesel. Em termos de consumos e emissões, os nossos híbridos são mais económicos que os nossos carros a gasóleo e o preço de aquisição do híbrido é inferior, considerando equipamento e potência. As vendas de híbridos ainda são inferiores ao diesel, mas estão em crescendo e com as directivas europeias cada vez mais apertadas em termos de impacte ambiental, penalizando o gasóleo, pensamos que no futuro os híbridos irão ter mais preponderância. Ainda temos motores a gasóleo porque o mercado o exige, mas a nossa aposta é a tecnologia híbrida.

A Toyota foi pioneira com o Prius Plug-in, com 30km de autonomia em modo 100% eléctrico. Sabendo-se da estreita colaboração entre a Toyota e a Panasonic, um dos líderes mundiais no fabrico de baterias, por que se ficou por este único veículo, quando outras marcas já têm híbridos plug-in com 50km de autonomia? E qual a posição da marca sobre os veículos 100% eléctricos?
Temos todas essas tecnologias, mas é tudo uma questão de mercado. Estamos preparados para produzir carros 100% eléctricos, mas achamos que a ocasião ainda não é a ideal. Do mesmo modo, o que outros fazem em termos de híbridos plug-in também estamos aptos a fazer, só que a Toyota é um fabricante generalista e, por isso, quando introduz novas tecnologias elas têm que ter custos acessíveis para a sua faixa de clientes.

E no caso da Lexus, uma marca premium de carros de luxo e desportivos, em que o impacto do custo adicional da tecnologia plug-in no preço final dos carros não seria tão relevante. Por que não a produção de veículos plug-in a par dos híbridos convencionais já existentes?
É outra vez uma questão de mercado. As vendas de veículos plug-in não estão a evoluir tão favoravelmente como se previa. Além disso, através de estudos, concluímos que as pessoas muitas vezes compram veículos plug-in mas depois não se dão ao trabalho de carregar a bateria, utilizando-os como viaturas com motor de combustão interna convencional. Nessas circunstâncias, os nossos híbridos, que não precisam de carregar a bateria numa fonte externa, têm custos de operação inferiores. No entanto, mais uma vez, se necessário estamos preparados para os fabricar.

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