Fugas - Motores

Continuação: página 2 de 2

Mercedes-Benz renova classe A

Um bombom explosivo

Par quem gosta de carros potentes mas compactos o AMG A45 4Matic é um bombom. A versão superdesportiva do classe A foi a que teve alterações mais profundas: o motor é o mesmo bloco de 1991cc a gasolina, mas foi modificado e agora é 21cv mais potente que o do modelo de 2013. A velocidade desta pequena bomba, que acelera dos 0 aos 100km/h em 4,2s, está limitada electronicamente a 250 km/h, mas com a aquisição do Pack AMG Drivers (2350€), que inclui um curso de condução, pode ser aumentada até 270 km/h.

Os modos de condução são quatro, seleccionados através do Dynamic Drive (botão circular entre os bancos dianteiros): Comfort, Sport, Sport+ e Individual. Em opção, o pacote AMG Dynamic Plus (2700€), para além de um quinto modo, Race, para uso em pista, inclui diferencial autoblocante mecânico e suspensão adaptativa. As relações de transmissão da caixa DSG foram reduzidas da 3.ª à 7.ª para uma resposta mais rápida
Na apresentação internacional, tivemos oportunidade de conduzir este superdesportivo compacto em estrada e em pista. Em estrada, no modo Comfort, é quase uma confortável berlina de 5 lugares, própria para levar a família a passear ou ir às compras ao supermercado (mala de 341 a 1157 litros). E dizemos quase, porque este diabinho provoca comichões no pé do acelerador…

Em pista, em especial no modo Race, a música é outra. O som do motor muda de miado a rugido e a resposta altera-se em concordância. Acelerações de colar as costas ao banco, comportamento irrepreensível em curva graças ao diferencial autoblocante dianteiro e à suspensão rebaixada, performances entusiasmantes. E o que é mais notável é que mesmo um condutor comum, se estiver consciente das suas limitações, tem sempre a sensação de ter o domínio sobre os 381cv e consegue desempenhos que não julgaria estar ao seu alcance.

--%>