Fugas - Motores

  • DR
  • DR

Continuação: página 2 de 2

Compacto coreano renova 2.ª geração em operação de estética

No caso da carrinha que, refira-se,  foi desenvolvida em 2012 especificamente para o mercado europeu, a bagageira oferece os mesmos 528 litros, mostrando-se capaz de ir às compras do mês ou para transportar a bagagem de uma família de férias. Também as restantes dimensões foram mantidas, assim como a distância entre eixos de 2650mm e a largura de vias de até 1571 mm) não sofreram alterações.

Mas há mais diferenças entre o carro de 2012 e esta renovação de 2015. Menos óbvias a olho nu que a nova grelha, mas bem evidentes na condução e que passam pela melhoria dos níveis de ruído e vibração, que se traduzem numa habitabilidade superior, ou pela inclusão de um volante de direcção que se destaca por uma maior precisão e manobrabilidade. A verdade é que o i30 é muito fácil de conduzir, mesmo quando os trajectos são lentos e incluem curvas apertadas. De acordo com a Hyundai, a direcção assistida eléctrica, além de se mostrar directa e precisa, é apoiada pelo sistema Flex Steer da Hyundai, com três de condução - Conforto, Normal e Desportivo -, que tanto melhoram os movimentos necessários ao estacionamento como torna a condução rápida mais intuitiva.

Em termos de tecnologias de economia de combustível, destacam-se algumas características no Novo i30: Stop & Go integrado (ISG), pneus de baixo atrito e o Sistema de Gestão do Alternador (AMS). Além disso, com o nível de equipamento Style, o carro chega equipado com um muito útil cruise control automático, com limitador de velocidade e comandos no volante.

Na segurança, destaca-se entre o equipamento de série faróis de nevoeiro dianteiros, luz de boas-vindas e de acompanhamento, assistência ao arranque em subida ou em plano inclinado, ABS com distribuição electrónica da força de travagem e assistência à travagem, sistema automático de accionamento das luzes, seis airbags (pode ainda ter um sétimo, de protecção dos joelhos do condutor, mas trata-se de um extra), sensores de ajuda ao estacionamento traseiros, dianteiros e laterais e sensores de chuva.

O Hyundai i30 CRDi 1.6 136cv Style vende-se desde 28.320€, estando a decorrer, até 31 de Outubro, uma campanha que oferece um desconto de 1500 euros sobre o preço final, desde que a compra seja efectuada através de financiamento. Além desta, há as campanhas habituais que incluem cinco anos de garantia sem limite de quilómetros. Durante esse tempo a marca garante a manutenção programada, a assistência gratuita num reparador autorizado Hyundai e check-ups anuais.

Ficha técnica

Motor: 1582cc, 4 cil., 16V
Potência: 136cv @ 4000rpm
Binário: 280 Nm @ 1500-3000rpm
Transmissão: Manual, 6 vel.
Suspensão: Independente, Tipo McPherson com molas helicoidais e amortecedores a gás e barra estabilizadora, à frente; Independente, Tipo Multi-Link com molas helicoidais e amortecedores a gás e barra estabilizadora, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida electricamente
Veloc. máxima: 194 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,5s
Consumo médio (100 km): 4,0 litros
Emissões de CO2: 104 g/km
Preço: 24.970 euros

--%>