Fugas - Motores

  • Nuno Ferreira Santos
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Uma R de corrida no confortável corpo de uma trail

Bem informado

Além dos completos manómetros, o computador de bordo permite uma ampla individualização da moto. A começar pelo facto de se poder escolher um modo de condução que melhor se adeque às condições externas: Rain, Road, Dynamic e DynamicPro. Tanto o controlo do ABS como dos modos da suspensão vem de origem, com destaque para o ASC (Automatic Stability Control), também de série, que se traduz num controlo de estabilidade que permite acelerações sem nos preocuparmos com a tracção no pavimento. Como opção, podemos ter o sistema de GPS da BMW Motorrad Navigator V com o controlo no punho esquerdo de fácil manuseamento.

Quase perfeito

Prestando uma boa protecção aerodinâmica, que nos permite andar em velocidades altas confortáveis sem grande vento, o vidro da frente pode ser mais ou menos subido, podendo ser calibrado em duas posições distintas. Ainda assim, tal como o guiador, também o vidro poderia ser mais subido um ou dois centímetros, contribuindo para uma posição que se poderia designar de perfeita.

FICHA TÉCNICA*

Motor

Tipo: Motor tetracilíndrico em linha, a 4 tempos com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro em titânio, duas árvores de cames à cabeça
Diâmetroxcurso: 80mmx49,7mm
Cilindrada: 999 cc
Potência: 160cv às 11.000rpm
Binário: 112 Nm às 9250rpm
Taxa de compressão: 12.0 : 1
Gestão motor: Injecção electrónica
Controlo da emissão de gases: Conversor catalítico de 3 vias com colector de interferência
Sistema eléctrico Alternador: 486 W
Bateria: 12 V / 8 Ah, sem manutenção

Transmissão

Embraiagem: Multidisco banho de óleo, embraiagem deslizante, accionamento mecânico
Caixa de velocidades: Seis vel. com veio de sincronização, com engrenagem de dentes direitos
Transmissão secundária: Corren-te com relação 17/45

Ciclística

Quadro: Dupla trave em composto alumínio com motor autoportante
Suspensão dianteira: Forquilha telescópica invertida com Ø 46mm, afinação da expansão e compressão
Suspensão traseira: Braço osci-lante em alumínio, afinação da expansão
Curso da suspensão dianteira / traseira: 150mm / 140mm
Distância entre eixos: 1548mm
Avanço: 117mm
Ângulo coluna de direcção: 64,5°
Jantes: Alumínio fundido
Jante dianteira: 3,50 x 17”
Jante traseira: 6,00 x 17”
Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17
Pneu traseiro: 190/55 ZR 17
Travão dianteiro: Dois discos flutuantes, pinças fixas radiais de quatro êmbolos, diâmetro de 320mm
Travão traseiro: Disco simples, diâmetro de 265mm, pinça flutuante de êmbolo simples
ABS: Race-ABS BMW Motorrad (parcial-integral), pode ser desligado

Prestações

Velocidade máxima: 200 km/h +
Consumo médio: 5,4 l/100km **
Combustível: Gasolina 95-98

Dimensões

Comprimento: 2183mm
Largura (com espelhos): 940mm
Altura (sem espelhos): 1408mm
Altura do banco, peso sem carga: 840mm
Arco interior das pernas, peso sem carga: 1894mm
Peso: 228 kg
Capacidade do depósito: 20 l

Preço: 16.603,38€ (unidade ensaiada, 20.997,78€, com Pack Touring, Pack Comfort, Protecções de mãos, Alarme, Malas Laterais e sistema Navigator V)

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