Fugas - Motores

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Um competitivo crossover abaixo dos 20.000€

Os grandes trunfos deste crossover da Fiat são, porém, a relação entre o preço, o espaço disponível e o equipamento de série. O habitáculo é espaçoso, cabendo lá dentro à vontade quatro pessoas com mais de 1,80m. Já o lugar do meio atrás é menos cómodo, até pelo túnel central da transmissão que obriga a separar os pés. Mas isso é o normal em veículos com cinco lugares e, nesse aspecto, o Fiat 500X está longe de ser dos piores. A bagageira tem 350 litros de capacidade (mil litros com a segunda fila de bancos rebatida).

Onde se nota os genes do “pai” 500 é nas linhas exteriores, em especial na frente: o 500X é uma espécie de Fiat 500 que foi engordado e esticado. Essa ancestralidade também se evidencia no design do tablier e da consola e na instrumentação.

Os materiais utilizados no habitáculo, não sendo premium (veículos deste tipo com acabamentos premium custam muito mais), são macios e agradáveis ao tacto, nomeadamente no tablier e na consola. No que se refere à posição de condução e visibilidade, o 500X não faz discriminações, ela é boa e fácil de obter, independentemente do tamanho do condutor.

Mesmo no nível Pop Star, o nível de equipamento é bastante aceitável. Nos testes de segurança efectuados pelo Euro NCAP em 2015, o Fiat 500X obteve 4 estrelas num máximo de 5: com 86% na protecção dos ocupantes, 85% nas crianças, 74% nos peões e 64% nos dispositivos auxiliares de segurança, ele cumpre bem o exigível nos três primeiros parâmetros, respectivamente, 80%, 75% e 65%, mas fica aquém dos 70% requeridos para os dispositivos auxiliares de segurança.

No que se refere ao conforto e vida a bordo, o nível Pop Star oferece de série, entre outras coisas, volante desportivo em pele com comandos regulável em altura e profundidade, rádio Uconnect com ecrã táctil de 5’’, banco do pendura rebatível como mesa, vidros e retrovisores eléctricos, ar condicionado, regulador/limitador de velocidade, travão de mão eléctrico, auxílio ao arranque em subida, faróis de nevoeiro com iluminação em curva ou sensor da pressão dos pneus.

Face a isto e ao equipamento opcional disponível, como sensores de luz e de chuva, câmara de estacionamento traseira, aviso de transposição de faixa, etc., consideramos que valeria a pena gastar 1150€ dos 1750€ de desconto nos úteis sensores de estacionamento traseiro e no Pack Comfort Plus que equipavam a viatura que conduzimos. Pois é, lá se vai a barreira dos 20.000€, mas também não podemos querer sol na eira e chuva no nabal. Mesmo assim, o Fiat 500X continua com um preço muito concorrencial.

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