Os SUV e crossovers estão na moda e a Fiat não podia ficar atrás. Mas, com uma concorrência grande e qualificada, havia que reunir argumentos para criar uma aposta credível. Começou por um nome, 500, cuja reputação supera a do fabricante italiano, adicionando-lhe um X para indicar que é um crossover. Juntou-lhe um motor com provas dadas em dezenas de veículos, o 1.3 Multijet diesel na versão de 95cv, razoável equipamento de série e um preço abaixo dos 20.000€. Resultado: o competitivo Fiat 500X.
Note-se, porém, que o preço de 19.900€ do Fiat 500X 1.3 Multijet S&S de 95cv com o nível de equipamento Lounge inclui um desconto de 1750€ válido apenas até ao final do ano, parte de uma promoção que inclui ainda cinco anos de garantia. Assim, o preço-base é 21.650€.
O veículo que nos disponibilizaram trazia ainda os seguintes extras: jantes de liga leve de 18’’ (400€), pintura (500€), sensores de estacionamento traseiro (250€) e o Pack Comfort Plus (900€, inclui apoio de braços deslizante, ar condicionado automático bizona, regulação lombar eléctrica, rádio NAV Uconnect, chave inteligente e bússola), o que elevou o preço final para 21.950€. Destes opcionais, são muito recomendáveis o Pack Comfort Plus e os sensores de estacionamento traseiro. Já as jantes de liga leve de 18’’ e os pneus mais largos, em vez das jantes de 17’’ de série, só têm uma função estética e penalizam os consumos. O que se justificaria seria a inclusão no equipamento de série de uma roda sobresselente em vez do questionável kit de “reparação” de pneus que está sob o fundo da mala.
O Fiat 500X, que partilha a plataforma e algum equipamento e mecânica com o Jeep Renegade, apesar de não ter muito que ver com o pequeno citadino que lhe deu origem, não envergonha o seu progenitor. Mas não é um citadino e sim um crossover com 4248mm de comprimento, 1796mm de largura e 1600mm de altura. Tem duas linhas estilísticas: City, mais apropriada para o asfalto, e Cross, com algumas características para poder circular fora de estrada em terrenos de baixa e média dificuldade.
O veículo que conduzimos tinha a linha City com o nível de entrada, Pop Star. O conhecido motor 1.3 Multijet a gasóleo, na variante de 95cv, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, suave e de fácil manuseio, é adequado para deslocar os 1395kg do 500X. Não se esperem, porém, performances estonteantes ou conduções desportivas. Este é um carro para transportar famílias cuja principal qualidade é a economia nos consumos: em cerca de 300km num percurso misto que até incluiu um troço de montanha obtivemos uma muito razoável média de 5,0 l/100km. E se não exigirmos dele o que não pode dar, o 500X com este propulsor propicia uma condução certinha e equilibrada, sem grandes rasgos mas também sem provocar dores de cabeça, com reacção adequada nos arranques, recuperações e ultrapassagens.
Mesmo no nível de entrada, o 500X traz de série um selector de condução com três modos: Auto (o que funciona por defeito), Sport (desportivo) e All-Terrain (para piso escorregadio por chuva, lama ou neve). Conduzimos essencialmente no modo Auto e experimentámos o modo Sport, não tendo notado grandes diferenças em relação ao modo Auto.