Uma pick-up é, por definição, uma carrinha de caixa aberta, a qual está quase sempre separada da cabine para permitir a flexão do chassis ao transportar ou puxar cargas pesadas — um rude e robusto veículo de trabalho. Só que as pick-ups são cada vez mais usadas para fins de lazer e os fabricantes têm-nas tornado mais sofisticadas e confortáveis, com maior capacidade para transportar pessoas. A nova Nissan NP300 Navara, que estará à venda em Portugal em Janeiro de 2016, é disso prova.
A Nissan, líder no segmento dos crossovers com o Qashqai e com uma experiência que já vem de 1933 no fabrico de pick-ups, pretendeu com a nova NP300 Navara conciliar o melhor de dois mundos, isto é, a capacidade de transportar objectos pesados e volumosos por trilhos fora de estrada com o conforto e equipamento de SUV e crossovers mais vocacionados para o asfalto. Na definição de um responsável da Nissan, a nova NP300 Navara é como um canivete suíço com múltiplas e diversificadas utilizações e capacidades.
A prova disso é que a nova pick-up da Nissan pode vir com o motor 2.3 dCi da Aliança Renault Nissan, nas variantes de 160cv (um turbo) e 190cv (dois turbos), com tracção 4x2 ou 4x4, cabina King Cab (2+2 lugares, apenas com 160cv) ou cabina dupla de cinco lugares. Caixa manual de seis velocidades ou caixa automática de sete relações (só com cabina dupla e 190cv). As versões de cabina dupla trazem uma suspensão traseira multilink, as outras carroçarias, uma clássica suspensão de lâminas traseira. Propõem-se quatro níveis de equipamento: Visia e Acenta (mais dirigidos a uma utilização profissional), NConnecta e Tekna (mais vocacionados para o lazer).
Na apresentação internacional pudemos conduzir uma pick-up com cabina King Cab, com motor 2.3 dCi de 160cv, tracção 4x4, juntamente com a mais potente e equipada variante, na versão de 190cv, cabina dupla de cinco lugares, tracção 4x4 e uma inovadora (neste tipo de veículos) suspensão traseira multilink. Duas propostas distintas: a primeira mais uma besta de carga, bancos e suspensões menos confortáveis, poucas preocupações com a insonorização e as vibrações; a segunda, muito mais insonorizada, com menos vibrações, uma suspensão que se bate com a de muitas berlinas, bancos ergonómicos e equipamento similar aos de SUV e crossovers, tanto na segurança como no conforto e vida a bordo.
Comum a todas as versões é o motor a gasóleo de 2298cc, nas variantes de 160cv com um turbo e 190cv com dois turbos, que substitui com vantagem em performances, consumos e emissões o actual 2.5 diesel — uma melhoria de 24% em eficiência e médias de 6,3/6,4 l/100km em consumos e 167/169 g/km de emissões de CO2. Com binários máximos de 403 Nm (160cv) ou 450 Nm (190cv) logo às 1500 rpm, a NP300 Navara, com pneus adequados, pode aventurar-se fora de estrada em terrenos que apresentam algumas dificuldades.
Aqui focamo-nos nas versões de cabina dupla e cinco lugares — as únicas dotadas com suspensão traseira multilink —, nos níveis superiores de equipamento N-Connecta e Tekna, as mais vocacionadas para o lazer. São uma espécie de cabra de montanha com patas almofadadas, também aptas a fazer grandes viagens com conforto, ao contrário das pick-up tradicionais que nos deixam dores nas costas.