Fugas - Motores

  • Ricardo Campos
  • Ricardo Campos
  • Ricardo Campos
  • Ricardo Campos
  • Ricardo Campos
  • Ricardo Campos
  • Ricardo Campos

Continuação: página 2 de 2

Bonito e multifacetado

Assim, com excepção do equipamento de segurança, em que praticamente tudo é de série, quem deseje adquirir um veículo de uma marca premium como Mercedes-Benz, BMW ou Audi, deve contar com uns bons milhares de euros a somar ao valor-base anunciado para ter um carro minimamente equipado em termos de conforto e vida a bordo.

Pormenores

Marca distintiva
A Mercedes-Benz distingue-se de todas as outras marcas de automóveis pelo posicionamento e accionamento de vários dispositivos, como os travões ou a alavanca de mudanças/selector de velocidades. É conhecido o episódio de um Mercedes que caiu ao rio Tejo quando estava a ser fotografado porque quem o conduzia não sabia onde se situava e como accionar o travão de mão (na situação concreta era travão de pé, substituído nos modelos mais recentes por travão electrónico de accionamento automático, que impede que o carro se destrave quando está parado). É também o caso do selector da caixa automática deste veículo, uma manete sob o lado direito do volante. Neste particular, porém, o seu posicionamento até facilita o seu manuseio.

Ênfase na economia
O visual é desportivo, mas a ênfase é posta numa condução equilibrada e na economia dos consumos. Disso é exemplo o indicador de condução Eco, uma roda dividida em três segmentos, Acelerar, Desacelerar e Constante, que se vão tornando mais verdes quanto mais eficiente é a condução. Por baixo desse círculo indica-se a autonomia adicional em quilómetros de bónus. Porém, se se pretende uma condução mais dinâmica pode-se sempre optar pelo modo Sport do Dynamic Select, que permite escolher quatro modos de condução: Comfort, Sport, Eco e Individual.

Para todas as estações
O veículo que conduzimos era multifacetado não só nos modos de condução disponíveis como na sua adequação às diferentes condições climatéricas: com a cortina do tejadilho fechada, em situações de sol muito intenso ou condições de tempo adversas; com a cortina recolhida, para aproveitar ao máximo a luminosidade proporcionada pelo tecto de vidro; com o tecto de vidro aberto, para quase ter a sensação de conduzir um descapotável, desfrutando do bom tempo.

Onde está o Wally?
No popular jogo, temos que descobrir a personagem Wally escondida entre muitos objectos e pessoas. Muitas marcas automóveis, talvez com base nesse desafio, fizeram desaparecer o pneu sobresselente, substituindo por um lamentável kit de reparação de pneus, como é o caso deste Mercedes. Há, porém, alguns fabricantes e importadores que resistem a ir nesta onda. Citando um deles: “Todos os nossos veículos trazem pneu sobresselente porque não achamos correcto que, para poupar uns trocos, deixemos os nossos clientes apeados no meio da estrada, devido a um furo ou dano num pneu que um kit de reparação não pode resolver.”

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 2143cc

Potência: 136cv às 3200-4000 rpm

Binário: 300 Nm às 1400-3000 rpm

Cilindros: 4

Válvulas: 16

Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler

Tracção: Dianteira

Caixa: Automática de 7 relações

Suspensão: à frente, independente McPherson, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra de torção tubular; atrás, multibraços, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra de torção.

Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica variável

Diâmetro de viragem: 11,00 metros entre paredes

Travões: Discos ventilados 295mm à frente; discos sólidos de 276mm atrás


Dimensões

Comprimento: 4299mm

Largura: 1780mm

Altura: 1433mm

Distância entre eixos: 2699mm

Peso: 1485kg

Pneus: 225/40 R18 92 Y (opção incluída na AMG Line, 2800€. Kit de reparação de pneus)

Capac. depósito: 50 litros

Capac. mala: 341 litros a 1157 litros (com bancos traseiros rebatidos)


Prestações

Veloc. máx.: 210 km/h

Aceleração 0-100 km/h: 8,8s

Cons. misto: 3,8 litros/100 km

Emissões CO2: 99 g/km 

Nível de emissões: Euro 6

Preço: 36.808€ (veículo ensaiado, 47.169€)

* Dados do construtor


EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim

Controlo electrónico de estabilidade: Sim

Controlo de tracção: Sim

Airbags dianteiros, laterais, de cortina, e de joelhos para o condutor: Sim

Auxílio ao arranque em subida: Sim

Aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem: Não (disponível em opção)

Aviso da pressão dos pneus: Sim

Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim

Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim


Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim

Vidros escurecidos: Sim, atrás, opção incluída no pack Night (500€)

Fecho central: Sim

Comando à distância: Sim

Acesso de mãos livres e arranque por botão: Não

Direcção assistida: Sim, com assistência variável

Espelhos retrovisores rebatíveis e com regulação eléctrica: Sim

Volante regulável: Sim

Volante multifunções: Sim

Volante e alavanca de velocidades em pele: Sim

Comandos de rádio e telefone no volante: Sim

Rádio/CD com MP3: Sim 

Bluetooth e USB: Sim

Ar condicionado: Sim, automático bizona

Banco do condutor com ajuste em altura: Sim

Apoio de braços dianteiro: Sim

Bancos traseiros rebatíveis: Sim, individualmente

Estofos e bancos em pele/tecido: Sim

Reg./limitador de veloc.: Sim

Travão de estacionamento eléctrico: Sim

Função Start/Stop: Sim

Computador de bordo: Sim

Jantes em liga leve: Sim, específicas de 18’’ (opção incluída nos pacotes AMG Line e Night)

Alarme: Não (opção)

Navegação por GPS: Sim, opção incluída no Comand Online (2200€)

Sensores de luz e chuva: Sim

Sensores de estac. dianteiros e traseiros: Sim

Câmara de visão traseira: Não (opção)

Faróis em LED: Sim, opção, 1100€

Faróis de nevoeiro: Sim

Luzes de dia: Sim

Tecto de abrir panorâmico: Sim, opção, 1150€

--%>