Assim, com excepção do equipamento de segurança, em que praticamente tudo é de série, quem deseje adquirir um veículo de uma marca premium como Mercedes-Benz, BMW ou Audi, deve contar com uns bons milhares de euros a somar ao valor-base anunciado para ter um carro minimamente equipado em termos de conforto e vida a bordo.
Pormenores
Marca distintiva
A Mercedes-Benz distingue-se de todas as outras marcas de automóveis pelo posicionamento e accionamento de vários dispositivos, como os travões ou a alavanca de mudanças/selector de velocidades. É conhecido o episódio de um Mercedes que caiu ao rio Tejo quando estava a ser fotografado porque quem o conduzia não sabia onde se situava e como accionar o travão de mão (na situação concreta era travão de pé, substituído nos modelos mais recentes por travão electrónico de accionamento automático, que impede que o carro se destrave quando está parado). É também o caso do selector da caixa automática deste veículo, uma manete sob o lado direito do volante. Neste particular, porém, o seu posicionamento até facilita o seu manuseio.
Ênfase na economia
O visual é desportivo, mas a ênfase é posta numa condução equilibrada e na economia dos consumos. Disso é exemplo o indicador de condução Eco, uma roda dividida em três segmentos, Acelerar, Desacelerar e Constante, que se vão tornando mais verdes quanto mais eficiente é a condução. Por baixo desse círculo indica-se a autonomia adicional em quilómetros de bónus. Porém, se se pretende uma condução mais dinâmica pode-se sempre optar pelo modo Sport do Dynamic Select, que permite escolher quatro modos de condução: Comfort, Sport, Eco e Individual.
Para todas as estações
O veículo que conduzimos era multifacetado não só nos modos de condução disponíveis como na sua adequação às diferentes condições climatéricas: com a cortina do tejadilho fechada, em situações de sol muito intenso ou condições de tempo adversas; com a cortina recolhida, para aproveitar ao máximo a luminosidade proporcionada pelo tecto de vidro; com o tecto de vidro aberto, para quase ter a sensação de conduzir um descapotável, desfrutando do bom tempo.
Onde está o Wally?
No popular jogo, temos que descobrir a personagem Wally escondida entre muitos objectos e pessoas. Muitas marcas automóveis, talvez com base nesse desafio, fizeram desaparecer o pneu sobresselente, substituindo por um lamentável kit de reparação de pneus, como é o caso deste Mercedes. Há, porém, alguns fabricantes e importadores que resistem a ir nesta onda. Citando um deles: “Todos os nossos veículos trazem pneu sobresselente porque não achamos correcto que, para poupar uns trocos, deixemos os nossos clientes apeados no meio da estrada, devido a um furo ou dano num pneu que um kit de reparação não pode resolver.”
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 2143cc
Potência: 136cv às 3200-4000 rpm
Binário: 300 Nm às 1400-3000 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Automática de 7 relações
Suspensão: à frente, independente McPherson, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra de torção tubular; atrás, multibraços, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra de torção.
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica variável
Diâmetro de viragem: 11,00 metros entre paredes
Travões: Discos ventilados 295mm à frente; discos sólidos de 276mm atrás
Dimensões
Comprimento: 4299mm
Largura: 1780mm
Altura: 1433mm
Distância entre eixos: 2699mm
Peso: 1485kg
Pneus: 225/40 R18 92 Y (opção incluída na AMG Line, 2800€. Kit de reparação de pneus)
Capac. depósito: 50 litros
Capac. mala: 341 litros a 1157 litros (com bancos traseiros rebatidos)
Prestações
Veloc. máx.: 210 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 8,8s
Cons. misto: 3,8 litros/100 km
Emissões CO2: 99 g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço: 36.808€ (veículo ensaiado, 47.169€)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Airbags dianteiros, laterais, de cortina, e de joelhos para o condutor: Sim
Auxílio ao arranque em subida: Sim
Aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem: Não (disponível em opção)
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim, atrás, opção incluída no pack Night (500€)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Acesso de mãos livres e arranque por botão: Não
Direcção assistida: Sim, com assistência variável
Espelhos retrovisores rebatíveis e com regulação eléctrica: Sim
Volante regulável: Sim
Volante multifunções: Sim
Volante e alavanca de velocidades em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Rádio/CD com MP3: Sim
Bluetooth e USB: Sim
Ar condicionado: Sim, automático bizona
Banco do condutor com ajuste em altura: Sim
Apoio de braços dianteiro: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim, individualmente
Estofos e bancos em pele/tecido: Sim
Reg./limitador de veloc.: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Sim
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, específicas de 18’’ (opção incluída nos pacotes AMG Line e Night)
Alarme: Não (opção)
Navegação por GPS: Sim, opção incluída no Comand Online (2200€)
Sensores de luz e chuva: Sim
Sensores de estac. dianteiros e traseiros: Sim
Câmara de visão traseira: Não (opção)
Faróis em LED: Sim, opção, 1100€
Faróis de nevoeiro: Sim
Luzes de dia: Sim
Tecto de abrir panorâmico: Sim, opção, 1150€