Assim, a maior novidade reside num motor completamente repensado. Embora mantenha na traseira os seis cilindros horizontais opostos que o caracterizam, a capacidade foi revista em baixa para apenas 3.0 litros, animados por dois turbos — um para cada conjunto de três cilindros. Já a potência caminhou em sentido oposto, com um aumento de 20cv. Contas feitas, o 911 Carrera exibe 370cv e um binário máximo de 450 Nm, enquanto o 911 Carrera S chega aos 420cv com um torque de 500 Nm. Em ambos os casos, a Porsche conseguiu que o binário esteja disponível entre as 1700rpm e as 5000rpm.
Mas, mesmo mais potente, a marca conseguiu seguir o exemplo do resto do mercado e tornar o modelo mais eficiente: o consumo de combustível foi reduzido até um litro por cada 100 quilómetros e o Carrera, com transmissão automática PDK, é apresentado com um consumo de 7,4 l/100km, enquanto o 911 Carrera S, também com caixa automática, reclama um consumo de 7,7 l/100 km. Já a velocidade máxima de ambos os modelos cresceu — 295 km/h no caso do Carrera e 308 km/h no Carrera S — assim como a sua rapidez de aceleração (4,2s para o 911 Carrera e 3,9s para o 911 Carrera S).
Ao nível da dinâmica o 911 chega de série com o melhorado chassis Porsche Active Suspension Management (PASM), que reduz a altura da carroçaria em dez milímetros. Simultaneamente, os amortecedores da nova geração com capacidades mais alargadas potenciam o conforto. Para além disso, em todas as versões, a largura dos guarda-lamas traseiros aumentou entre 12,7mm e 292mm, enquanto a medida dos pneus traseiros do 911 Carrera S passaram dos 295mm para os 305mm. Como opção, apenas para o 911 Carrera S, está disponível o eixo traseiro direccional que melhora o comportamento em curva e a estabilidade nas mudanças de direcção a velocidades elevadas.
A nova geração também não passou ao lado das inovações tecnológicas e o 911 pode agora ser equipado com vários sistemas de assistência como extras: controlo de velocidade, que também pode travar moderadamente quando a velocidade seleccionada é excedida; cruise control adaptativo ACC com função Velejar integrada em conjugação com a caixa PDK que, numa situação de fila, desengrena a embraiagem, poupando combustível; assistente de mudança de faixa, que monitoriza o tráfego atrás do veículo através de um radar e utiliza luzes em LED do lado esquerdo e direito no triângulo do espelho retrovisor para avisar o condutor da aproximação de veículos no ângulo morto. Já de série é possível contar com o sistema de travagem pós-colisão.
No infoentretenimento, traz de série o novo Porsche Communication Management (PCM) com sistema de navegação online incluído e controlo por voz com ecrã táctil. Outra novidade é a conexão do iPhone com o PCM para a utilização do Apple CarPlay. Outros componentes do PCM são o Porsche Car Connect e a App Porsche Connect, que podem ser utilizados como controlo remoto das funções do veículo, transferir endereços de destino para o sistema de navegação do PCM ou utilizar os serviços de streaming de música fornecidos por terceiros através do PCM.