Fugas - Motores

  • Bernhard Limberger
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Um luxuoso SUV híbrido plug-in

O luxuoso SUV é grande em tudo: na facilidade em encontrar uma boa posição de condução, com visibilidade reforçada pelas ajudas à condução acima referidas; no conforto para condutor e passageiros (graças a uma suspensão pneumática de dureza regulável electronicamente); no espaço para os cinco ocupantes; no baixo nível de ruído percebido (arranque silencioso em modo eléctrico); ou na sua versatilidade — tanto pode ser um estradista por excelência como um todo-o-terreno apto a enfrentar percursos de média/alta dificuldade, podendo, por exemplo, transpor cursos de água até meio metro de profundidade. A excelente caixa automática de oito relações proporciona uma resposta rápida a todas as solicitações, disponibilizando toda a potência do grupo propulsor. Só em curvas mais apertadas é que se sente no volante o peso e a altura deste SUV. O conforto proporcionado por este paquiderme cria a sensação de, em estrada, deslizarmos sobre algodão — um elefante a saltitar delicadamente de nenúfar em nenúfar…

O preço do X5 xDrive 40e que conduzimos vinha inflacionado em mais de 23.000€ pelo equipamento opcional que incluía. Neste aspecto, voltamos à velha questão: se há extras que são mesmo extras, faz sentido num veículo de luxo se pagar à parte coisas como o volante desportivo em pele ou a conectividade Bluetooth e USB?

Para ganhar espaço na mala, este X5 híbrido trazia pneus runflat de 20’’, com as medidas 275/40 à frente e 315/35 atrás. Os pneus runflat, possibilitando a circulação em vazio até 80 km/h durante 80km, são melhor alternativa que o ineficiente kit de reparação de pneus – no caso de veículos estradistas cobrem quase todas as situações. Fora de estrada, porém, aumentam os riscos de danos profundos nos pneus. Assim, num SUV com aptidões para todo-o-terreno, pneu sobresselente ou roda de emergência continuam a ser a solução mais eficaz.

Ficha Técnica*

Motor de combustão: 4 cil., 16v,1997cc, gasolina
Potência : 245cv às 5000-6500 rpm
Binário máximo: 350 Nm/às 1250-4800 rpm
Motor eléctrico: Síncrono de magneto permanente
Potência: 113cv 
Binário máximo: 250 Nm             
Bateria: Iões de lítio, 351V
Capac. da bateria: 9,0 kWh
Autonomia em modo 100% eléctrico: 31km
Tempo de carga: 2h48m/numa tomada doméstica de 230V (de 16A)

Sistema de propulsão integrado

Tracção: Integral
Transmissão: caixa automática de 8 relações
Potência total combinada: 313cv
Veloc. máxima: 210 km/h (120 km/h em modo 100% eléctrico)
Aceleração 0/100 km/h: 6,8s
Ângulo de entrada: 25,0º
Ângulo de saída: 22,5º
Ângulo ventral: 20,0º
Altura livre ao solo: 209mm
Altura de vadeação: 500mm
Consumo médio: 3,3 l/100 km**
Emissões de CO2: 77 g/km***
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 79.500€ (viatura ensaiada, 103.182€)

* Dados do construtor
** Em modo híbrido
** As emissões de CO2 variam consoante a fonte de produção da electricidade

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