Fugas - Motores

  • Ricardo Campos
  • Ricardo Campos
  • Ricardo Campos
  • Ricardo Campos

Continuação: página 2 de 3

Uma carrinha que não se inibe em ser premium

A segurança é, aliás, um dos seus pontos fortes, tendo marcado cinco estrelas nos testes do Euro NCAP. O organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa considerou que o A4 cumpria em 90% a segurança dos ocupantes adultos, em 87% a dos ocupantes crianças, em 75% tanto a dos transeuntes como a dos dispositivos auxiliares.

E nos dispositivos auxiliares de condução, a carrinha, à semelhança da berlina, traz uma série de novidades: sistema de estacionamento automático com 12 sensores e cruise control adaptativo são apenas alguns dos dotes que recorrem à tecnologia para piscar o olho à clientela. Além disso, os modelos A4 chegam equipados com o Audi Pre Sense, um sistema que detecta quando uma manobra, do próprio ou alheia, pode significar um perigo iminente e prepara todo o veículo para uma possível colisão.

Mas, mesmo com uma aposta firme na segurança, as mordomias da vida a bordo não foram descuradas: vidros atérmicos escurecidos, volante multifunções, interface Bluetooth, travão de estacionamento eléctrico, sensor de luz, ar condicionado automático, com possibilidade de gerir as várias zonas como independentes... A assinalar ainda o cockpit virtual estreado no Audi TT.

BARÓMETRO
+ Fiabilidade, solidez, conforto de condução, segurança, equipamento, soluções de ajuda à condução
- Preço, menos emotivo que o esperado 

PORMENORES

Pela segurança
Não é preciso muito para testar os limites: basta deixarmo-nos aproximar em demasia do veículo à frente para que uma entrada de travão nos lembre que viajamos com uma espécie de anjo da guarda. Trata-se do sistema Audi Pre Sense que recorre a câmara e a sensores para proteger os ocupantes e reduzir o risco de colisões.

Bipolar
É no botão Drive Select que se decide. A carrinha A4 pode ser apenas um veículo sólido e tranquilo, se se optar pelo modo Comfort, ou uma viatura mortinha por deitar as garras de fora, em estilo dinâmico. É como se a Audi A4 se revelasse bipolar, connosco a decidir o seu comportamento.

Espaçoso
A mala, com capacidade para 505 litros, distingue-se pela facilidade de acesso (o portão pode ser aberto e fechado com um movimento do pé), mas também por trazer fundo reversível (um dos lados é de borracha), redes, barras telescópicas, cintas elásticas, grampos...

FICHA TÉCNICA

Mecânica
Cilindrada: 1968cc
Potência: 190cv às 3800-4200 rpm
Binário: 400 Nm às 1750-3000 rpm
Cilindros: 4, em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum
Tracção: Dianteira
Caixa: Automática, 7 relações
Suspensão: Paralelograma deformável, à frente e atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,6 metros entre paredes
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás

Dimensões
Comprimento: 4725mm
Largura: 1842mm
Altura: 1434mm
Distância entre eixos: 2820mm
Peso: 1605kg
Pneus: 245/35 R19
Capac. depósito: 54 litros
Capac. mala: 505 litros (1510 com a segunda fila de bancos rebatida)

--%>