O novo Seat Leon Cupra, já à venda, é o mais potente veículo desportivo jamais produzido pelo fabricante de Martorell (Barcelona). Depois da versão Cupra do utilitário Ibiza com 192cv, surge agora a mesma variante do pequeno familiar Leon com mais 98cv que a do Ibiza e mais 10cv que a do Leon Cupra renovado em 2014. Este desportivo compacto do segmento C estará disponível em três carroçarias: três portas (Leon SC), cinco portas e carrinha (Leon ST), com preços desde os 41.532€ da versão de três portas.
A variante de cinco portas custa 41.882€ e a carrinha 43.032€. As performances, as emissões e os consumos são quase idênticos para as três carroçarias, com ligeira superioridade da versão de três portas. E, apesar do aumento de potência, também não superam muito as do anterior Leon Cupra com 280cv. As dimensões e o peso são idênticos. Então o que oferece este novo facelift? Só uma ligeira melhoria do motor 2.0 turbo a gasolina que se traduz em mais 10cv de potência e um novo sistema de escape para as versões de três e cinco portas, que, no dizer da marca, contribui para melhores performances?
Não. Há outras modificações, não apreensíveis à primeira vista, que lhe melhoram o comportamento em estrada, bem como a adição de novo equipamento de conforto e vida a bordo, em que se destaca a iluminação em LED de série.
Comecemos pela parte mecânica: para além do já referido, o binário máximo está agora disponível a um regime ainda mais baixo (1700 para 1750 rpm). Isto é, uma conjugação do melhor de dois mundos: a potência disponível logo a baixas rotações como se fosse um motor a gasóleo com as performances desportivas características de um motor a gasolina. A já conhecida caixa automática DSG de dupla embraiagem e seis relações que equipa muitos veículos do grupo Volkswagen tem as primeiras relações curtas, como convém a um desportivo, e a sexta mais longa para redução de consumos. A nova geração do Controlo de Chassis Adaptativo, desenvolvida especialmente para o Cupra, está mais sensível e rápida na resposta. O controlo de estabilidade também foi calibrado para o Leon Cupra. Junte-se a isto o diferencial dianteiro autoblocante, a direcção progressiva e o Perfil de Condução Cupra, com os modos Comfort, Sport, Eco, Individual e Cupra (que realça o comportamento desportivo do carro) e temos um veículo muito estável e fácil de conduzir, não só em recta mas também curva.
Para provar isso, na apresentação internacional na região de Barcelona, a Seat fez fechar um troço de estrada sinuoso com cerca de 8km, criando uma espécie de classificativa de rali (só faltava a cronometragem dos tempos). Aí, com via livre, no modo Cupra e sem quaisquer restrições, foi possível comprovar as asserções dos responsáveis da marca espanhola do grupo Volkswagen. Melhor: sendo o autor deste texto um condutor normal, em momento algum sentiu perda de controlo ou menor segurança — o Seat Leon Cupra é uma fera, mas perfeitamente domável por qualquer um. Acresce que nos modos Comfort e Eco tem um comportamento tão suave que se pode ir tranquilamente às compras com as crianças atrás (e até deixar a sogra conduzir…).