Mas não se pode falar do Série 7, seja com que bloco for, negligenciando toda a tecnologia com que pode ser equipado e que trouxe várias novidades ao segmento, como as luzes em laser, que aumentam o raio de iluminação para o dobro do permitido pelas luzes em LED. Mas o que é capaz de ser mais assombroso, e que poderá até deixar quem se cruza connosco a achar que saímos de um filme de ficção científica, é o controlo remoto por gestos BMW. Quer-se aumentar o volume da música? Esqueça-se o botão da consola ou até mesmo os comandos no volante. Estique-se o dedo e rode-se para a direita. Diminuir? Rode-se então para a esquerda. Está na hora do futebol e quer-se mudar de posto de rádio? Estique-se os dedos até sintonizar a frequência pretendida.
PORMENORES
Inteligente
Não há carro sem chave. Mas esta traz uma série de novidades que a transformam em muito mais que um dispositivo para abrir e trancar portas. Com display táctil, informa a autonomia do veículo, o estado de segurança (aberto, fechado), permitindo ainda accionar a climatização tendo por base a hora da próxima partida.
Irresistível
Verdade que nesta secção se ensaiam motores, mas assim que se tem contacto com os bancos traseiros deste carro é irresistível convencer alguém a conduzir-nos. Afinal, não é aqui que se senta a maioria dos proprietários destes veículos? Em conforto, consegue nota máxima.
Leve
As alterações de desenho exterior face à geração anterior são subtis, ainda que eficazes sobretudo ao nível da aerodinâmica. Já nos materiais a BMW não se poupou a esforços para tornar o carro mais leve: o Série 7 emagreceu cerca de 130kg, facto associado ao uso de alumínio, magnésio e de materiais em liga de carbono.
BARÓMETRO
+ Conforto, utilização como base de trabalho, consumos vs. performances
- Agravamento do preço do carro pelos opcionais em mais de 50 mil euros
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 29936cc
Potência: 265cv às 4000 rpm
Binário: 620 Nm às 2000-2500 rpm
Cilindros: 6, em linha
Válvulas: 24
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Traseira
Caixa: Automática de 8 velocidades
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 12,8 metros entre paredes
Travões: Discos ventilados à frente e atrás
Dimensões
Comprimento: 5238mm
Largura: 1902mm
Altura: 1485mm
Distância entre eixos: 3210mm
Peso: 1870kg
Pneus: 245/40 R20
Capac. depósito: 78 litros
Capac. mala: 515 litros
Prestações
Veloc. máx.: 250 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 6,2s
Cons. misto: 4,8 litros/100 km
Emissões CO2: 127g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço: 115.500€ (viatura ensaiada, 169.064€). Entre o equipamento extra, direção activa integral (1219,51€), executive Drive Pro (2479,67€), função fecho suave das portas (577,24€), tecto solar panorâmico Sky Lounge (1772,36€), função de massagem nos bancos dianteiros (926,83€), controlos com detalhes em cerâmica (479,67€), BMW Head-UP Display (1170,73€), geleira BMW Individual (1178,86€) ou função de TV (1056,91€)
*Dados do construtor